Carlesse vai ficar no cargo até o dia 31 de dezembro e pode concorrer à reeleição em outubro. A posse está prevista para o dia 9 de julho.

Da Redação

Mauro Carlesse (PHS), é eleito governador do Estado do Tocantins com 94,97% dar urnas apuradas. Carlesse (PHS) está eleito governador do Tocantins. Com 92% das urnas apuradas, ele tem 75% dos votos válidos e já não pode ser alcançado por Vicentinho Alves (PR). Ele recebeu a informação em Gurupi, onde acompanha a apuração. Carlesse vai ficar no cargo até o dia 31 de dezembro e pode concorrer à reeleição em outubro. A posse está prevista para o dia 9 de julho. A eleição suplementar foi convocada após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice dele, Cláudia Lelis (PV).

Eleitores ausentes

O dia foi de seções vazias e poucas filas em todo o estado. O número final de abstenções só deve ser divulgado após o fim da apuração, mas a preocupação com a ausência dos eleitores foi tanta que durante a manhã o TRE chegou a divulgar um vídeo convocando os cidadão a comparecer. No primeiro turno o índice foi mais de 30%, estabelecendo um novo recorde para o estado. O número deve ser ainda maior no segundo turno.

Conheça a história do Governador Eleito

 (Terra Boa25 de junho de 1960) é um político, empresário e agropecuarista brasileiro. Iniciou a carreira política ao se filiar ao Partido Verde (PV) em 2011, quando então já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura. Atualmente é filiado ao PHS.

Em 2015, o deputado estadual Mauro Carlesse (PTB), de Gurupi, no Sul do estado, ficou preso no departamento de assessoria militar da Assembleia Legislativa, em Palmas. A prisão foi decretada por causa de um processo de execução de pagamento de pensão alimentícia contra o parlamentar, que corre na comarca de Barueri (SP). Como o estado não tem uma cadeia especial, o juiz que expediu a ordem de prisão, em São Paulo, e o Tribunal de Justiça do Tocantins decidiu pela detenção do deputado no prédio da Assembleia Legislativa.

No dia 8 de julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019. Com a cassação do Governador do Estado, em 2018, assumiu o comando do executivo estadual interinamente até a realização de novas eleições estaduais. Seu mandato foi brevemente interrompido, entre os dias 6 e 19 de abril, com o pedido de medida cautelar acolhido pelo Ministro do Supremo Tribunal FederalGilmar Mendes, que ordenou a recondução de Marcelo Miranda e Cláudia Lélis aos seus respectivos cargos de Governador e Vice-Governadora do Tocantins.

Em abril de 2018, após 20 anos de processo, Carlesse foi condenado a pagar aluguéis em SP e teve recursos bloqueados pelo valor de mais de R$300.000 das contas e dos bens das 3 empresas. A ação trata-se de um despejo de imóvel no Estado de São Paulo por falta de pagamento cumulada  com cobrança movida pelo credor de Carlesse, Ephrain Guilherme Neitzke.

Urnas substituidas

Votação do 2º turno das Eleições Suplementares finalizadas e durante o dia foram registradas a substituições de 12 Urnas Eletrônicas em todo o Tocantins. Na 5ªZona Eleitoral de Miracema do Tocantins e na 35ª ZE de Novo Acordo duas seções de cada, utilizaram as urnas de contingência. As zonas eleitorais de Colinas do Tocantins (4ª), Araguatins (10ªZE), Xambioá (12ªZE), Alvorada (14ªZE), Taguatinga (17ªZE), Augustinópolis (21ªZE), Arapoema (31ªZE) e Goiatins (32ªZE) tiveram apenas uma substituição, cada.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp