O VIII Congresso Brasileiro de Soja, que começa no dia 11 de junho, segunda-feira, às 19 horas, no Centro de Convenções de Goiânia (GO) traz para abertura uma conferência sobre as tendências de mercado para o complexo da soja, cuja produção mundial foi de 336 milhões na safra atual.

Norte Agropecuário
Aproximadamente um terço da produção mundial, ou seja, 116,996 milhões de toneladas foram produzidos em 35 milhões de hectares no Brasil. (Foto Divulgação)
Aproximadamente um terço da produção mundial, ou seja, 116,996 milhões de toneladas foram produzidos em 35 milhões de hectares no Brasil. (Foto Divulgação)

Lebna Landgraf
LONDRINA (PR)

As tendências de mercado para o complexo soja serão a temática central da conferência de abertura do VIII Congresso Brasileiro de Soja, que começa no dia 11 de junho, segunda-feira, às 19 horas, no Centro de Convenções de Goiânia (GO), em uma realização da Embrapa Soja. A conferência será ministrada pelo doutor em Economia Aplicada Alexandre Mendonça de Barros, professor da Fundação Dom Cabral e sócio-consultor da MB Agro Consultoria. O Congresso de Soja irá reunir 2 mil participantes para debater os desafios de produção da cadeia produtiva da soja e as inovações para a cultura da soja.

O USDA estima uma produção mundial de 336 milhões de toneladas de soja, na safra 2017/2018. Aproximadamente um terço desse total (116,996 milhões de toneladas) foram produzidos em 35 milhões de hectares no Brasil, na safra 2017/2018. Do total produzido no Brasil, 59 milhões de toneladas são consumidos internamente e o restante é exportado, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A soja é exportada in natura  (68 milhões de toneladas) como farelo (14 milhões de toneladas) ou óleo (1,3 milhões de tonelada).

O Mato Grosso produziu 31,887 milhões de toneladas de soja, na safra 2017/2018, em 9,51 milhões de hectares e figura como o maior produtor brasileiro de soja. A segunda posição é ocupada pelo Paraná (19,07 milhões de toneladas) e depois vem o Rio Grande do Sul (16,968 milhões de toneladas) e Goiás (11,582 milhões de toneladas).

CBSOJA

Para debater os vários aspectos desta importante cultura, a 8ª edição do Congresso contará com palestrantes nacionais e internacionais, colocando em foco os avanços científicos e as novidades tecnológicas que devem transformar a realidade de produção nos próximos anos. A programação inclui palestras e conferências sobre as novas ferramentas digitais que auxiliam na busca de maiores produtividades, agilidade, eficiência na gestão e sustentabilidade dos sistemas produtivos. Ao longo de 4 dias, serão realizadas 5 conferências, 16 painéis temáticos e 50 palestras. Mais informações: www.cbsoja.com.br. (Da Embrapa Soja)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp