O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da área da Gerencia de Ciclo de Vida e do Comitê Estadual de Aleitamento Materno.

Da Redação

Para celebrar o Agosto Dourado, mês alusivo à promoção e incentivo à amamentação como fator contribuinte para o desenvolvimento da criança e o seu papel importante na redução da mortalidade infantil no estado do Tocantins, foi realizado, na última sexta-feira, 24, em Palmas, o Seminário Estadual de Aleitamento Materno Tocantins 2018. O evento aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, das 8h às 17h30, e contou com a palestra “O papel do Bombeiro Amigo do Peito” ministrada pela coordenadora e subcomandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), capitã Márcia Marra de Oliveira Santos.

Durante a sua explanação, capitã Marra destacou a importância da doação feita pelas mães para abastecer o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) e citou também portaria (Portaria nº 013 de 11 de maio de 2018) do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) que regula o regime especial de trabalho para bombeiras militares em período de amamentação.

Além do CBMTO, o seminário contou com a participação profissionais de saúde que atuam nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e que desenvolvem ações de promoção, proteção ao aleitamento materno como técnicos de enfermagem, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, médicos, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionista entre outros.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da área da Gerencia de Ciclo de Vida e do Comitê Estadual de Aleitamento Materno e trouxe a consultora eventual do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), Elsa Regina Justo Giugliane que palestrou sobre “Impactos do aleitamento materno (últimas evidências científicas).

Bombeiro Amigo do Peito

Desde que foi implantado, em 2003, o projeto Bombeiro Amigo do Peito, contou, até 2017, com a ajuda de 16.257 mães doadoras que juntas doaram 17.534 litros de leite, beneficiando, assim, 11.679 bebês. Nesse período, os bombeiros realizaram 282.186 atendimentos e 37.596 visitas domiciliares.

A mãe que quiser doar o seu leite materno pode ligar no 0800 646 8283 ou também no número de emergência do Corpo de Bombeiros, o 193.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp