O rodeio cronometrado tem ganhado espaço no Brasil. O Team Penning é praticado por três pessoas dando a oportunidade das famílias correrem juntas.

Da Redação

Nascido nos ranchos americanos, o Team Penning é um trabalho antigo e usado para o tratamento dos animais. No começo, o método servia para separar o gado para dentro dos currais para marcação, medicação, ou até transporte. Hoje se tornou uma competição de ritmo acelerado e com muitas emoções e na Expocolinas não foi diferente, teve até premiação.

O rodeio cronometrado tem ganhado espaço no Brasil. O Team Penning é praticado por três pessoas dando a oportunidade das famílias correrem juntas. Isso acaba criando um ambiente mais descontraído e atraente por ter pessoas de todas as idades. Uns fizeram deste esporte um hobby, para outros uma profissão. Dentro de um espaço bem profissional o Sindicato Rural e os organizadores preparam toda uma estrutura para receber os profissionais de diversas idades que são apaixonados pela vida no campo e que levam bem a sério esta profissão.

Em alguns lugares, como no Rio Grande do Sul, a modalidade é conhecida como Campereada. Um dos objetivos da prova é estimular os proprietários e seus familiares a terem um envolvimento com os cavalos. O team penning é uma competição que busca unir as famílias e os amigos que de forma divertida alinham-se e buscam conseguir o objetivo que é fechar o rebanho no pequeno curral montado ao centro da pista com agilidade e maestria.

Jacimar Júnior é um dos organizadores da prova na Expocolinas e acredita que o Team Penning se tornou um esporte familiar por não fazer distinção de idades, como outras fazem “O Team Penning é uma prova onde todos podem competir num mesmo trio que, no meu ponto de vista, é onde entra em cena o papel da família” afirma.

A competição exige concentração, entrosamento e habilidade dos participantes. Rafaela Lopes, uma das competidoras de Colinas do Tocantins, treina de uma a duas vezes por semana, com duas horas de duração. A jovem entrou no esporte desde muito nova.

Como funciona

Os competidores devem se dividir em equipes com três cavaleiros. Cada uma tem de 60 a 90 segundos para separar três bovinos numerados de um rebanho de 30, sendo 10 grupos de três bois numerados.

A partir do momento que a fotocélula sorteia o número dos bois e a boiada juntada ao fundo da arena, o locutor anuncia a pista liberada e, assim o trio sai à procura dos bois.

Os cavaleiros devem seguir as regras e levar somente os animais designados a eles, caso isso não aconteça, pode ocorrer o SAT (Sem Aproveitamentos Técnicos). O tempo limite varia de prova e categoria, sendo que o máximo é de 120 segundos.

Quando o primeiro competidor do trio entrar no pequeno curral com os animais e levantar uma das mãos, o juiz para o cronômetro. Ganha quem fizer a prova em menos tempo.

Organização

Esta e a primeira edição do Tean Penning na Expocolinas e pretende segundo a organização promover todos os anos com o intuito de virar tradição. Neste ano a premiação foi no valor de R$ 20.000,00 ao todo para serem divididos entre o primeiro, segundo e o terceiro colocado.

Vencedores

O I Tean Penning teve campeã  a Rafaela Lopes, Pão Branco dentre outros.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp