O evento se estende até sexta-feira (2) e vai reunir nove governadores das regiões norte, nordeste e centro-oeste do país.

Da Redação

Tem inicio nesta quinta-feira (1º), em Palmas, o 18ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento vai reunir nove governadores das regiões norte, nordeste e centro-oeste do país, além de secretários de estado e técnicos que vão debater o papel, a importância e as oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região e também o alinhamento do planejamento estratégico do grupo para este segundo semestre deste ano.

Devem comparecer à reunião os governadores dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Pará, Rondônia e Tocantins. O encontro se estende até sexta-feira (2).

O evento inicia às 8h30, no Instituto de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), com o credenciamento dos presentes. Às 8h45 está previsto o início das reuniões das Câmaras Setoriais (Comunicação Pública; Consórcio Interestadual; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e Segurança Pública) e reunião do Conselho de Administração.

Na pauta da Reunião Ordinária do Conselho de Administração está o planejamento estratégico, proposta de cooperação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), implementação da carteira de projetos, acompanhamento da agenda de trabalho das câmaras setoriais, assuntos administrativos, Estatuto e Carta de Palmas.

Já as Câmaras Temáticas vão se reunir para debater e elaborar o plano de ação setorial para o segundo semestre de 2019. Os eventos do dia 1º devem se encerar às 18h30, com os fechamentos das proposições e encaminhamentos finais.

Na sexta-feira, após um café da manhã privativo, em seu gabinete do governador no Palácio Araguaia, ocorrerá, às 8h45m 2ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral do Consórcio Amazônia Legal, na sala de reunião. O encontro contará também com a presença dos conselheiros, onde serão tratados assuntos internos e deliberações da pauta do Conselho de Administração e Câmaras Setoriais.

Às 9h20, também na Sala de Reunião do Palácio Araguaia, haverá reunião dos governadores e conselheiros com representantes da Cooperação Internacional. Na ocasião, eles vão debater o papel, a importância e as oportunidades para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.  Das 10h15 às 10h45, os chefes de estado irão conceder entrevista coletiva para veículos de imprensa, noAhãdu Eventos.

O Fórum deve ter início às 10h45 e contará com falas das autoridades, anúncio das deliberações da Assembleia Geral, apresentação Planejamento Estratégico e assinatura da Carta de Palmas. O evento está previsto para ser encerrado às 12h30.

Sobre o Fórum

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008, sendo o estado do Pará o primeiro anfitrião do evento. O objetivo do Fórum é discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região.

Ao final de cada encontro, os governadores elaboram uma carta contendo as principais demandas comuns a todos os estados, a fim de que as reivindicações sejam evidenciadas à sociedade civil e Poderes constituídos.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp