A denúncia tinha sido feita pelos vereadores do PT, Ivanilsom, Romerito e Leandro, no último dia 27; segue resposta na íntegra da assessoria do Município

Ascom - Prefeitura

Vereadores do Partido dos Trabalhadores(PT), de Colinas do Tocantins cobram estadualização do Hospital Municipal. Em visita realizada no último dia, (27), Romerito Guimaraes, Leandro Coutinho e Ivanilson Maranhão denunciaram que no local estava faltando exames de raio X e uma série de fatores básicos para que o hospital funcione, como por exemplo, medicamentos.

 Em nota, a Prefeitura nega que está faltando remédios e exames e sobre a estadualização, garante que, todas as etapas que dependiam do Município foram cumpridas. Confira a nota na integra:

Nota da Prefeitura

No dia 27 de Agosto, o HMC recebeu a visita dos vereadores da bancada de oposição, que denunciaram a falta de medicamentos e raio-x no hospital. A Diretoria do HMC atendeu os vereadores e esclareceu prontamente que não havia desabastecimento de medicamentos e dos exames de raio-x. A Diretora solicitou que os mesmo fossem até o almoxarifado da farmácia e ao serviço de radiografia para verificar in loco o funcionamento dos serviços, mas não quiseram constatar que a denúncia era improcedente e que os estoques de Soro fisiológico e medicamentos estão abastecidos e o serviço de radiografia funcionando normalmente.

No que tange a estadualização do HMC, todas as etapas que dependiam do município foram cumpridas. Foram realizados estudos da situação orçamentário-financeira com elaboração de relatório, fornecido à Superintendência de Planejamento da SESAU-TO, assim como a aprovação da transferência do HMC pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Comissão Inter gestores Bipartite/CIB. Este relatório contempla levantamento de pessoal, equipamentos, estrutura física do hospital, e serviços ofertados.

Todos devidamente fotografados e repassados à SESAU. Recebemos no mês de junho deste ano uma visita técnica da equipe da Diretoria de Atenção Especializada/DAE para definição do porte do Hospital Regional de Colinas, onde foi classificado como hospital de Porte II.

No momento, aguardamos a concretização da penúltima etapa para efetivação da estadualização, que é a aprovação do orçamento para manutenção do Regional de Colinas pela Assembleia Legislativa. Com a aprovação do orçamento, a LOA, bem como a proposta de criação e implantação do HRC será enviada ao plenário do Conselho Estadual de Saúde/CES para apreciação e aprovação. Definido isto, o próximo passo é a instalação dos serviços e assunção da gestão do hospital pelo Estado.

 

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp