Com a tecnologia da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), 64 vacas passaram pelo procedimento na Capital. O protocolo possui inúmeras vantagens em relação ao sistema convencional e busca melhorar a genética animal, com orientações de manejo e alimentação, sanidade, entre outros.

Norte Agropecuário
O objetivo da inseminação é aumentar a produção de leite, bem como melhorar a genética das vacas por meio de uma assistência mais efetiva. (Foto Divulgação Seder)
O objetivo da inseminação é aumentar a produção de leite, bem como melhorar a genética das vacas por meio de uma assistência mais efetiva. (Foto Divulgação Seder)

Sessenta e quatro vacas, em três propriedades, passaram por inseminação artificial nesta semana em Palmas, para aumentar a produção leiteira da Capital, com a tecnologia da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que possui inúmeras vantagens em relação ao sistema convencional. O protocolo está sendo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Tocantins (Seagro) que buscam melhorar a genética animal, com orientações de manejo e alimentação, sanidade, para melhorar a produção individual das matrizes.

O protocolo de inseminação é dividido em três fases, denominado dia D-Zero, com exame ginecológico das matrizes e aplicação de hormônios, em seguida o dia D-8, com a retirada de implante e aplicação de hormônios e terminando com o chamado dia D-10, com a inseminação de fato.

Segundo o médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão, com a inseminação, o objetivo é aumentar a produção de leite, bem como melhorar a genética das vacas por meio de uma assistência mais efetiva. Sayão lembra ainda que no final do mês de junho esse procedimento será realizado em outras propriedades do Município.

Sayão ressalta que além da inseminação, várias atividades estão em andamento visando desenvolver a bacia leiteira de Palmas com objetivo de abastecer o mercado, basicamente, com agricultores familiares, com distribuição e incorporação de calcário, multiplicação de mudas de capim forrageiro, assistência técnica, instalação de unidades demonstrativas e melhoramento genético do rebanho.

IATF

Segundo a Seder, a Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) tem várias vantagens com relação ao sistema convencional de inseminação artificial. Nela, o cio dos animais é alinhado, o que facilita o trabalho do produtor e reduz o intervalo entre os partos, além de poder programar a gestação para o período das chuvas, quando há maior disposição de pasto, com um índice de sucesso das inseminações é de aproximadamente 50%. (Da Secom Palmas)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp