O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem diversas funções, além da adoção e eutanásia dos animais doentes (quando não há outra forma de cura).

Da Redação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem diversas funções, além da adoção e eutanásia dos animais doentes (quando não há outra forma de cura), comumente conhecida por tais finalidades, o CCZ também oferece vacinação, vigilância ambiental, entre outros, como vaptura de animais peçonhentos ou que tragam doenças à população como escorpiões, aranhas, morcegos, cobras e outros. Basicamente, todo trabalho realizado tem o objetivo de prevenir.

No que diz respeito aos cães e gatos levados pelos donos ou recolhidos na rua pela carrocinha, com suspeita ou resultado positivo para Calazar ou outra doença, Antônio dos Santos, um dos funcionários do CCZ, disse que nada podem fazer, pois ali não é uma clínica, onde tratarão tais animais, como muitos pensam. “Deixamos eles em observação por um prazo de dez dias, caso o dono se arrependa e volte para busca-lo ou se alguém aparecer com o intuito de adotar e tratar do animal. Após esse prazo, precisamos realizar a eutanásia com a aplicação de um sedativo e, por fim o Cloreto de Potássio, dessa forma, eles não sentem nenhuma dor durante o processo” destacou Antônio.

O tratamento de Calazar é muito caro, sendo que o mesmo não garante a cura do animal. Muitas vezes o que pode ocorrer tanto no ser humano, como no animal é a doença ficar inativa. Tal procedimento é realizado somente em clínicas especializadas e no Tocantins há apenas uma, em Palmas.

Veja aqui algumas atribuições do CCZ:

  1. Recolhimento de animais: resgate de qualquer animal que esteja em situação de rua e possua risco iminente de causar acidentes (como atropelamento) ou transmitir doenças.  Isso inclui todos os animais, desde vacas e cavalos até um gato. 
  2. Vacinação antirrábica: são disponibilizadas de forma gratuita doses da vacina que previne a raiva.
  3. Controle de animais sinantrópicos: esses são todos os animais conhecidos como "invasores" de residências, que se aproveitam, de alguma forma, da vida urbana para sobreviver.
  4. Reclamações: todo tipo de reclamação relacionada à vida animal é feita pelo CCZ. É ele que recebe e verifica informações como o mau trato de animais de estimação. 
  5. Monitoramento: além do controle da população de animais e a possível interferência que ela tenha na vida das pessoas (doença ou perigo), é feita a verificação do surgimento de possíveis epidemias. 
  6. Educação: o Centro de Zoonoses também tem o dever de informar e ensinar a população sobre doenças graves e como elas devem ser tratadas e evitadas.

Neusa Nunes, Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, disse sobre o investimento da Prefeitura Municipal no trabalho desenvolvido pelo departamento “a Prefeitura Municipal investe com rigor no CCZ, todo o material necessário temos à disposição como medicamentos, alimento para os animais, transporte e outros mais. Essa gestão tem um olhar mais amplo por todos os departamentos, o que facilita o nosso trabalho.” (ASCOM Prefeitura de Guaraí)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp