Procon Tocantins apreende mais de 1.500 produtos vencidos em supermercados na Semana do Consumidor

Procon Tocantins apreende mais de 1.500 produtos vencidos em supermercados na Semana do Consumidor
Foram fiscalizados postos de combustíveis com o apoio da (ANP),bancos e supermercados na capital Palmas.
Ricardo Fernandes AlmeidaPor Ricardo Fernandes Almeida 8 de novembro de 2023 3

As ações de fiscalização do Procon Tocantins foram intensificadas durante a “Semana do Consumidor” realizada nos dias 11 a 15 de março, e resultou na apreensão de mais de 1.500 produtos vencidos em supermercados. Foram fiscalizados postos de combustíveis com o apoio da Agência Nacional de Petróleo (ANP), instituições bancárias e supermercados.

Ao total 101 estabelecimentos foram fiscalizados, 20 autos de infração foram lavrados, sendo 16 em supermercados e quatro em uma instituição bancária. Ainda foram apreendidos 1. 539 produtos vencidos e 11 autos de constatação também foram lavrados. Já nos postos de combustíveis não foram encontradas irregularidades.

A maior apreensão ocorreu em Palmas, onde a equipe de fiscalização encontrou 598 produtos vencidos. Em segundo lugar esteve a cidade de Dianópolis com 301 produtos apreendidos. No município de Guaraí, um total de 220, em Gurupi 126, já em Colinas 55; e em Araguaína apenas 43 apreensões.  

Entre os produtos com a data de validade vencida, os fiscais encontraram achocolatados, iogurtes, sorvetes, pizzas, sucos, cervejas, refrigerantes, macarrão, café, biscoitos e diversos materiais de limpeza. Os produtos foram recolhidos e os estabelecimentos foram autuados. Todo material já foi descartado.

“Garantir que o consumidor não seja lesado ou fique vulnerável a situações que vão contra ao que diz o Código de Defesa do Consumidor é uma das atuações do Procon. Estamos trabalhando com o objetivo de orientar, conscientizar e zelar pelos direitos dos tocantinenses”, afirmou o superintendente de Proteção aos Direitos do Consumidor, Walter Viana.

Dúvidas e orientações

Durante a ação os fiscais também tiraram dúvidas dos fornecedores e consumidores nos estabelecimentos falando da importância de obedecer o que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e porque o cidadão deve conhecer seus direitos antes de ir às compras.

O gerente de Fiscalização, Magno Silva, ressaltou ainda que o consumidor deve denunciar o estabelecimento quando identificar alguma situação irregular.  “O Procon Tocantins está à disposição para receber as denúncias em qualquer suspeita, caso o consumidor tenha uma venda ilegal, propaganda que não corresponda a oferta e tantas outras situações que vão contra o CDC”, afirmou Silva.(Com informações da Assessoria)

Notícias relacionadas