TJTO julga inconstitucional ação sobre leis que transformaram Analistas Jurídicos em Procuradores

TJTO julga inconstitucional ação sobre leis que transformaram Analistas Jurídicos em Procuradores
Apesar da decisão unânime do TJTO, publicada em julho, a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) ainda não havia transitado em julgado em razão dos 3 recursos de embargos.
Ricardo Fernandes AlmeidaPor Ricardo Fernandes Almeida 8 de novembro de 2023 2

O Tribunal de Justiça do Tocantins certificou, na última sexta-feira, 29, o trânsito em julgado do acórdão que, por unanimidade (12×0), julgou procedente o pedido de declaração de inconstitucionalidade das leis municipais que realizaram o enquadramento de servidores ocupantes do cargo de analista técnico-jurídico no cargo distinto de Procurador do Município de Palmas.

Segundo o apurado, apesar da decisão unânime do TJTO, publicada no mês de julho, a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) ainda não havia transitado em julgado em razão dos 3 recursos de embargos de declaração apresentados pela associação que representa os servidores ocupantes do cargo de analista técnico-jurídico, admitida no processo como amicus curiae.

Entretanto, o novo relator da ação, desembargador João Rigo Guimarães, reiterou as decisões anteriores do TJTO que não reconheceram a legitimidade recursal da associação, na qualidade de amicus curiae, nos termos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal

(STF).

Por fim, o relator não conheceu dos embargos de declaração, por ilegitimidade recursal da embargante, bem como determinou a certificação do trânsito em julgado.

Clique aqui e confira a decisão na íntegra

 

Notícias relacionadas