Chapa de Kasarin está embolada entre desencontros de opiniões sobre definição do vice

Chapa de Kasarin está embolada entre desencontros de opiniões sobre definição do vice
Prefeito tem seu nome preferido, que não coincide com escolha do Republicanos
Ricardo Fernandes AlmeidaPor Ricardo Fernandes Almeida 12 de junho de 2024 3

A formação da chapa do prefeito de Colinas, Josemar Kasarin (UB), com vistas à sua reeleição tem sido uma complicação para os seus aliados, tendo em vista que ele não aceita os prováveis indicados para o posto de candidato a vice-prefeito.

O preferido de Wanderlei Barbosa, governador e presidente do Republicanos, seria Washington Aires, que há poucos dias pediu exoneração da presidência do Ruraltins, e reassumiu seu mandato na Câmara Municipal, integrando a base de apoio do prefeito. Mas Aires não estaria na lista de preferências de Kasarin para vice.

Kasarin já se manifestou em entrevistas querer evitar o que aconteceu em sua atual gestão, quando se desentendeu com o atual vice, Francisco Delmaires Nunes, o Francisco do Cacau (PSC), que agora é pré-candidato a prefeito, fazendo oposição ao atual chefe de Executivo colinense.

Diante de tanta resistência de Kasarin, o governador Wanderlei, que já teria dito que o partido é quem escolheria o vice, já teria recuado da intenção de colocar Washington Aires na presidência do Republicanos local de Colinas e que pode indicar o vereador Ricardo Parente para acalmar os ânimos do prefeito.

Preferência

Comenta-se em larga escala em Colinas que o vice sonhado de Kasarin seria o empresário Aloísio Rocha, filiado ao Republicanos no início deste ano. Rocha é dono da empresa que tem maior número de empregados em Colinas.

Oposição

Além de Francisco do Cacau, seu atual vice, o prefeito Kasarin poderá enfrentar  Oliveirinha (PSD) como oposição. Coutinho  aliado de Oliveirinha por sua vez criticou recentemente o atual prefeito por ter proposto em uma entrevista ao Portal Cleber Toledo que fosse o único candidato, dizendo que o atual gestor tem "grande soberba".

Coutinho também lembrou que Colinas, a exemplo de Palmas, há algum tempo não elege candidatos apoiados pelo Palácio Araguaia e lembrou de 2012, 2016 e 2020. "O apoio do governador é importante, mas nem sempre ganha a eleição", afirmou também ao portal Cleber Toledo.

A pré-candidatura de Coutinho prefeito caiu e Olilveirinha  e o substituito e ainda poderá ter apoios importantes como do ex-prefeito José Santana e de grande parte ou de todo o PT de Colinas.

Análise

Kasarin está confiante que não perderá a reeleição, mas esquece que política não se faz sozinho. Embora tenha o apoio do seu partido, na pessoa da presidente regional, senadora Professora Dorinha e do deputado Carlos Gaguim, dentre outros, talvez esteja adiando muito a definição da chapa e perdendo tempo precioso.

Como dizem os maiores marqueteiros e os políticos mais sensatos do mundo, não existe eleição ganha antes do dia. Já vimos muitas eleições, inclusive no Tocantins, serem viradas em uma semana e até em uma noite. Então, o candidato pode dormir eleito e acordar com o adversário comemorando.

Notícias relacionadas