De Olho na Política: Dorinha na CMPI do INSS, Sandoval mira a Câmara e Laurez avança — o tabuleiro de 2026 se redesenha no Tocantins

De Olho na Política: Dorinha na CMPI do INSS, Sandoval mira a Câmara e Laurez avança — o tabuleiro de 2026 se redesenha no Tocantins
Ricardo Fernandes AlmeidaPor Ricardo Fernandes Almeida 20 de outubro de 2025 20

O cenário político do Tocantins começa a tomar forma para 2026. A movimentação intensa de Dorinha Seabra, Laurez Moreira, Sandoval Cardoso, Irajá Abreu e Vicentinho Júnior redefine alianças e amplia disputas nos bastidores.
A repercussão da Operação Atos 5:11 em Palmas acelerou articulações que já vinham sendo construídas discretamente desde o início do ano, com foco em poder e sobrevivência política.

Sandoval Cardoso mira a Câmara dos Deputados

sandoval cardoso

O ex-governador Sandoval Cardoso (SD) tem feito movimentações firmes com o objetivo de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Fontes próximas confirmam articulações em municípios estratégicos, com destaque para Colinas do Tocantins, onde deve firmar parceria com o prefeito José Kasarin (PSL), em uma dobradinha para estadual.

O retorno de Sandoval à cena política sinaliza um discurso de revalorização do municipalismo e defesa do desenvolvimento regional, com promessa de apresentar um projeto voltado à economia local e à geração de emprego.

Câmara de Colinas e o caso dos R$ 144 mil

image 2

A Câmara Municipal de Colinas prepara um procedimento interno para apurar o episódio envolvendo R$ 144 mil em despesas questionadas, fato que causou desconforto entre parlamentares. O caso levou vereadores a defenderem mais transparência e controle de gastos públicos, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A apuração deve ser acompanhada pelo Ministério Público Estadual, segundo apuração do Diário Tocantinense. O espaço está aberto para defesa.

Sabóia Júnior no Detran e o fortalecimento do grupo de Vicentinho

18890

A nomeação de Sabóia Júnior para o Detran-TO consolidou o fortalecimento do grupo do deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) dentro do governo estadual.
O novo gestor agradeceu publicamente ao governador Laurez Moreira (PSD) pela confiança, destacando a parceria com o parlamentar. O movimento amplia a influência do Republicanos em cargos estratégicos e reforça a aliança entre o Legislativo e o Palácio Araguaia.

Dorinha Seabra assume protagonismo na CMPI do INSS

img 0707 1

A senadora Dorinha Seabra (União Brasil) deve ser uma das protagonistas da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CMPI) que investigará atrasos e falhas na concessão de benefícios do INSS.
Dorinha é reconhecida por seu perfil técnico e pela atuação firme em defesa da educação e da eficiência administrativa, e sua presença na CMPI fortalece o papel do Tocantins em debates nacionais.

Segundo o jornal Poder360, a comissão deve apurar contratos terceirizados e irregularidades nos sistemas de análise de pedidos. A senadora, que já presidiu a Comissão de Educação, deve adotar linha técnica e equilibrada na condução dos trabalhos.

Irajá Abreu e o reposicionamento do clã político

iraja
Roque de Sá/Fonte: Agência Senado

O senador Irajá Abreu (PSD) trabalha silenciosamente na reorganização de sua base.
Após divergências internas com a mãe, Kátia Abreu, o clã busca recompor influência com novas alianças municipais e empresariais, especialmente no norte do estado. O movimento inclui aproximações com prefeitos do Bico do Papagaio e da região de Gurupi, segundo fontes do Diário Tocantinense.

Os homens de Laurez: Mantoan e Gutierres

11212

Dentro do governo Laurez Moreira, dois nomes são considerados estratégicos:

  • Eduardo Mantoan, responsável pela articulação técnica de projetos e interlocução com o empresariado;

  • Gutierres Torquato, articulador político e executor direto das ações do governo.

Ambos são vistos como pilares de sustentação do governador — e peças-chave em seu plano de garantir maioria na Assembleia Legislativa (ALETO).

Dorinha fortalece alianças femininas

img 0707 1

A senadora Dorinha Seabra também tem contado com o apoio da deputada Vicença Lino (União Brasil) e da professora Fátima Coelho, ambas engajadas em ampliar a representatividade feminina nas estruturas partidárias.
As três vêm articulando eventos regionais voltados à educação, liderança política e empoderamento institucional, como indicou a Agência Senado.

Colinas e Guaraí pedem unidade de pronto atendimento

thumbnail 5152792.jpg

Municípios como Colinas do Tocantins e Guaraí reforçaram a cobrança pela instalação de uma unidade regional de pronto atendimento (UPA).
A carência de infraestrutura hospitalar nas regiões centro e norte é um dos principais desafios do governo estadual e deve se tornar pauta central nas campanhas de 2026.

Laurez mira maioria na ALETO

LAUREZ MOREIRA 1
Crédito: Divulgação

Nos bastidores do Palácio Araguaia, Laurez Moreira articula discretamente para garantir maioria folgada na ALETO em 2026.
Segundo cálculos de líderes aliados, o governador pode chegar a 14 deputados estaduais em sua base — uma marca inédita desde a redemocratização do Tocantins.
A estratégia inclui apoio logístico a prefeitos, liberação de emendas regionais e integração política com os secretários mais influentes.

O Tocantins vive um período de intensa recomposição política.Enquanto Dorinha Seabra ganha visibilidade em Brasília, Sandoval Cardoso retoma sua base municipalista, Laurez Moreira amplia seu poder interno e Irajá Abreu busca reposicionamento familiar.
O resultado é um tabuleiro complexo e em movimento, onde cada gesto vale capital político.

As eleições de 2026 prometem ser uma das mais acirradas da história do estado — e a disputa já começou.

Notícias relacionadas

De Olho na Política: Parlamentares e delegada repudiam fala de Kasaryn em meio à polêmica com vereadores, gestor divulga nota, Fátima Coêlho possível candidata a deputada, Raul possível pré-candidato a deputado federal, Laurez se movimenta, Jorge assume presidência de bloco parlamentar na Aleto, Dulce quer vaga na Aleto, Governo de Lula quer reverter queda na opinião pública e Papa com bronquite
De Olho na Política: Parlamentares e delegada repudiam fala de Kasaryn em meio à polêmica com vereadores, gestor divulga nota, Fátima Coêlho possível candidata a deputada, Raul possível pré-candidato a deputado federal, Laurez se movimenta, Jorge assume presidência de bloco parlamentar na Aleto, Dulce quer vaga na Aleto, Governo de Lula quer reverter queda na opinião pública e Papa com bronquite
Polêmica em Colinas: Deputados e delegada repudiam fala de prefeito e Kasaryn divulga nota A primeira sessão do ano na...
Por Ricardo Fernandes Almeida
17 DE FEVEREIRO DE 2025