Wanderlei inaugura centro de visitação do Hospital da Mulher e destaca avanço na saúde pública do Tocantins

Wanderlei inaugura centro de visitação do Hospital da Mulher e destaca avanço na saúde pública do Tocantins
Fernanda CappellessoPor Fernanda Cappellesso 9 de março de 2026 7

Em uma agenda simbólica realizada no Dia Internacional da Mulher, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, inaugurou neste domingo (8) o centro de visitação do futuro Hospital da Mulher e Maternidade Estadual do Tocantins, em Palmas. O evento reuniu autoridades estaduais, parlamentares e lideranças políticas, entre elas a senadora Professora Dorinha Seabra.

A iniciativa permite que a população acompanhe o andamento das obras e conheça o projeto arquitetônico da unidade hospitalar que, segundo o governo estadual, deve se tornar uma das maiores estruturas públicas de atendimento especializado à saúde da mulher na região Norte do país.

Durante a visita às instalações do centro de visitação, o governador afirmou que a nova unidade representa uma mudança estrutural no sistema de saúde estadual.

“Esse hospital vai cuidar das mulheres tocantinenses com toda a atenção e estrutura necessária. Cada detalhe foi pensado para garantir acolhimento e segurança, principalmente nos casos de parto de risco”, disse Wanderlei Barbosa.

O hospital está sendo construído na Quadra ACSU SO 130 (1.301 Sul), na região sul de Palmas, no mesmo local onde foi instalado o centro de visitação aberto ao público. O espaço apresenta maquetes, informações técnicas e detalhes sobre os serviços que serão oferecidos quando a unidade estiver em funcionamento.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Carlos Felinto, o objetivo do espaço é aproximar a população do projeto.

“O centro de visitação permite que a população compreenda a dimensão da obra e visualize como será o funcionamento da nova unidade hospitalar”, afirmou.

A futura unidade ocupará uma área aproximada de 25 mil metros quadrados, dimensão cerca de seis vezes superior à atual estrutura do Hospital e Maternidade Dona Regina, principal referência estadual em atendimento materno-infantil.

O projeto prevê 210 leitos hospitalares, além de 20 vagas destinadas à Casa Gestante, Bebê e Puérpera, estrutura voltada ao acolhimento de mães e recém-nascidos que necessitam de acompanhamento especializado após o parto.

De acordo com o governo estadual, a nova maternidade deve ampliar em mais de 60% a capacidade de atendimento especializado à saúde da mulher no Tocantins.

Entre os serviços previstos estão a implantação de uma UTI obstétrica-ginecológica, considerada inédita no estado, ampliação da UTI neonatal, modernização do Banco de Leite Humano e ampliação da rede de atendimento a mulheres vítimas de violência sexual.

A construção do hospital integra a primeira Parceria Público-Privada (PPP) firmada pelo governo do Tocantins na área da saúde. Nesse modelo, a responsabilidade pela construção, operação e manutenção da unidade está sob gestão da empresa Opy Health.

Segundo o presidente da empresa, Mateus Renault, o cronograma da obra permanece dentro do planejamento inicial.

“O cronograma está sendo cumprido mesmo com o período de chuvas. É uma obra complexa, mas estamos mantendo o planejamento estabelecido”, afirmou.

A previsão atual é de que o Hospital da Mulher e Maternidade Estadual seja entregue em março de 2027.

Nos bastidores políticos, a presença da senadora Professora Dorinha ao lado do governador também foi observada como sinal de alinhamento entre lideranças do grupo governista no estado. Analistas políticos apontam que a parlamentar segue como um dos principais nomes da base para futuras disputas eleitorais.

O centro de visitação inaugurado neste domingo já está aberto ao público. As visitas são gratuitas e devem ser agendadas previamente. O cronograma prevê atendimento às terças e quintas-feiras, com grupos de até dez pessoas por sessão e duração média de trinta minutos.

A iniciativa busca tornar o projeto mais transparente para a população e acompanhar de perto o avanço de uma das obras consideradas estratégicas para a rede pública de saúde do Tocantins.

Notícias relacionadas