“É fundamental construir um projeto ouvindo quem está na ponta”, diz Dorinha após conquistar apoio de 20 vereadores em Palmas e avançar com agro e agenda no interior

“É fundamental construir um projeto ouvindo quem está na ponta”, diz Dorinha após conquistar apoio de 20 vereadores em Palmas e avançar com agro e agenda no interior
Crédito: Assessoria
Ricardo Fernandes AlmeidaPor Ricardo Fernandes Almeida 14 de abril de 2026 1

A senadora Professora Dorinha Seabra Rezende (União Brasil) abriu a semana com um gesto político de peso em Palmas e consolidou mais um movimento de fortalecimento da sua pré-candidatura ao governo do Tocantins. Em reunião realizada na Câmara Municipal nesta segunda-feira, 13 de abril, Dorinha saiu do encontro com o apoio declarado de 20 dos 23 vereadores da capital, ampliando sua base de sustentação política na principal praça eleitoral do estado.

Durante o encontro, a senadora combinou escuta das demandas locais com a apresentação de propostas para o Tocantins. Em sua fala, Dorinha reforçou que pretende construir um projeto político com diálogo direto com quem vive a realidade dos municípios. “É fundamental construir um projeto ouvindo quem está na ponta, que conheça de perto a realidade da população”, afirmou a parlamentar, ao destacar o papel dos vereadores como elo entre a população e o poder público.

A reunião também teve peso simbólico pela presença do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e pelo gesto do presidente da Câmara, Marilon Barbosa, que destacou a atuação da senadora na destinação de recursos e na defesa de projetos para a capital. Segundo os relatos publicados sobre o encontro, Marilon entregou um ofício pedindo novos investimentos para reforma e modernização da sede do Legislativo palmense e declarou apoio ao projeto político da senadora.

Entre os vereadores citados como apoiadores da pré-candidatura estão Marilon Barbosa, Marcos Júnior, Thiago Borges, Zé Branquim, Alex Mascarenhas, Balaio, Carlos Amastha, Delma Freitas, Dian Carlos, Folha, Joatan de Jesus, Josmundo Vila Nova, Juarez Rigol, Karina Café, Márcio Reis, MaryCats, Professora Iolanda, Rubens Uchôa, Tamires do Coletivo Somos e Walter Viana. O movimento é lido nos bastidores como uma demonstração de capilaridade política em Palmas, cidade que tende a exercer papel central na corrida estadual de 2026.

No mesmo dia, Dorinha também voltou sua agenda ao setor produtivo e se reuniu com representantes da Aprosoja Tocantins, em encontro que contou com lideranças do agronegócio e integrantes de entidades ligadas ao desenvolvimento econômico do estado. A pauta reuniu temas considerados estratégicos para o setor, como infraestrutura, segurança jurídica, logística, armazenagem e ampliação da malha rodoviária. Ao fim da reunião, a senadora assinou uma carta-compromisso com demandas apresentadas pelo segmento.

Ao comentar o encontro com o agro, Dorinha afirmou que o documento servirá de base para a construção de propostas do seu plano de governo. A presidente da Aprosoja Tocantins, Caroline Barcelos, destacou a articulação conjunta entre o setor produtivo e o poder público, enquanto o presidente da Aprosoja Nacional, Maurício Buffon, classificou a agenda como positiva e ressaltou a disposição da senadora em ouvir as reivindicações do segmento. Também participaram da reunião o senador Eduardo Gomes e representantes da FAET, OCB Tocantins, Frísia Cooperativa Agroindustrial, Novilho Precoce Tocantins e ADSTO.

A movimentação política da senadora já vinha ganhando corpo desde o fim de semana, quando ela participou das comemorações pelos 56 anos de Guaraí, no sábado, 11 de abril. Ao lado do governador Wanderlei Barbosa, da prefeita Fátima Coelho, do senador Eduardo Gomes e de lideranças políticas da região, Dorinha acompanhou a entrega de obras e melhorias urbanas no município. Entre as ações destacadas estão a pavimentação de setores da cidade, a sinalização viária na Avenida Brasil e a reforma do Ginásio Poliesportivo Dr. Pedro Zanina.

Na agenda em Guaraí, Dorinha afirmou que “obra boa é aquela que a população sente no dia a dia”, em fala que reforça o discurso de associação entre presença política e entrega concreta. Já a prefeita Fátima Coelho declarou que a senadora é a parlamentar que mais destinou recursos para o município, crédito político que ajuda a fortalecer a imagem de Dorinha no interior.

Ainda no sábado, a senadora esteve em Tupiratins ao lado da prefeita Filó. Segundo as divulgações da agenda, o município já foi contemplado com mais de R$ 3,4 milhões em recursos destinados por Dorinha, alcançando áreas como saúde, educação, assistência social e agricultura. O gesto amplia a presença da pré-candidata em municípios estratégicos e reforça um roteiro de interiorização política que vem sendo observado com atenção nos bastidores do Tocantins.

Com apoio majoritário entre vereadores de Palmas, aproximação formal com o agro e presença em agendas de forte visibilidade no interior, Dorinha acelera sua articulação em diferentes frentes e busca combinar musculatura institucional, capilaridade municipal e diálogo setorial. No xadrez pré-eleitoral, o movimento desta semana reposiciona a senadora como uma das peças centrais da disputa, agora com sinais mais visíveis de adesão política na capital e de interlocução ativa com segmentos estratégicos da economia tocantinense.

Notícias relacionadas