Palmas 2028 passa por 2026: Eduardo larga à frente, Wanderlei pesa no jogo e Raul tenta voltar

Palmas 2028 passa por 2026: Eduardo larga à frente, Wanderlei pesa no jogo e Raul tenta voltar
Eduardo Siqueira Campos durante a posse no Espaço Cultural, carregando símbolos do legado de Siqueira Campos, como a pomba do Espírito Santo.
Ricardo Fernandes AlmeidaPor Ricardo Fernandes Almeida 22 de julho de 2026 0

A eleição para a Prefeitura de Palmas em 2028 ainda não tem nomes oficialmente colocados, mas o tabuleiro já começou a ser montado. Hoje, Eduardo Siqueira Campos aparece na posição de largada mais confortável para buscar a reeleição. Não significa que seja favorito absoluto nem que sua gestão esteja livre de críticas. Significa que ocupa o cargo, controla a administração municipal e tem procurado manter presença constante nos bairros e contato direto com a população.

Eduardo venceu a eleição de 2024 com 78.673 votos, o equivalente a 53,03% dos votos válidos. Janad Valcari recebeu 69.684 votos, ou 46,97%. A diferença de 8.989 votos mostra que o atual prefeito saiu fortalecido, mas também revela que existe um bloco de oposição numeroso e capaz de disputar novamente o comando da Capital.

A vantagem de Eduardo está no mandato e na possibilidade de construir uma imagem mais próxima do povo. O prefeito tem aparecido em agendas comunitárias, reuniões, visitas aos bairros e entregas da administração. Essa aproximação pode se tornar um patrimônio eleitoral importante, mas dependerá dos resultados apresentados até 2028.

O eleitor de Palmas não avaliará apenas fotografias, discursos ou presença nas ruas. A reeleição passará pela resposta da Prefeitura aos problemas da saúde, do transporte coletivo, da infraestrutura, da limpeza urbana, da educação e do atendimento nas regiões mais afastadas. Eduardo está à frente no tabuleiro, mas precisará transformar proximidade em resultado.

Outro nome com peso decisivo é o do governador Wanderlei Barbosa. Mesmo sem uma candidatura anunciada à Prefeitura, Wanderlei possui história política em Palmas, estrutura estadual e influência sobre prefeitos, deputados, vereadores e lideranças comunitárias.

O governador foi reeleito em 2022 com 481.496 votos, equivalentes a 58,14% dos votos válidos no Tocantins. É uma votação que demonstra sua capacidade de articulação e mobilização estadual.

Esse peso, entretanto, será novamente testado nas eleições de 2026. O resultado das urnas deste ano será determinante para saber quem chegará forte à disputa municipal de 2028.

Caso o grupo apoiado por Wanderlei consiga eleger o próximo governador, fortalecer sua chapa para o Senado e conquistar boas bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, o governador sairá das eleições com condições de liderar uma grande composição em Palmas.

Poderá apoiar um aliado, aproximar-se de Eduardo ou até construir um projeto próprio para a Capital. Tudo dependerá da configuração política deixada por 2026.

Uma derrota de seu grupo produziria o efeito contrário. Aliados poderiam buscar novos caminhos, partidos mudariam de lado e o poder de transferência de votos do governador seria colocado em dúvida.

Por isso, a eleição de Palmas não pode ser analisada isoladamente. A disputa municipal de 2028 dependerá diretamente do resultado da eleição estadual deste ano. Quem controlar o Governo do Tocantins terá estrutura, cargos, alianças e capacidade política para interferir na sucessão da Capital.

Raul Filho também voltou a ser mencionado nos bastidores. Ex-prefeito por dois mandatos, ele mantém relações políticas, memória eleitoral e presença entre segmentos que acompanharam suas administrações. Raul já sinalizou que pretende retornar ao jogo municipal em 2028, embora não esteja disputando cargo nas eleições deste ano.

A dúvida está em sua situação jurídica.

Em 2020, a Justiça Eleitoral determinou o levantamento de uma anotação de inelegibilidade relacionada a uma condenação por crime ambiental, considerando a extinção da punibilidade. Isso, entretanto, não representa uma autorização antecipada para qualquer eleição futura.

Para concorrer em 2028, Raul precisará preencher todas as condições de elegibilidade e não poderá estar alcançado por alguma causa de inelegibilidade no momento do pedido de registro. A análise definitiva será feita pela Justiça Eleitoral naquele período.

Também não se pode afirmar, de forma automática, que Raul esteja impedido de assumir um cargo público. Inelegibilidade eleitoral, suspensão de direitos políticos e proibição de exercer função pública são situações jurídicas diferentes.

Uma eventual nomeação dependerá do tipo de cargo e da existência, ou não, de alguma decisão judicial vigente que impeça sua posse. Pelas informações públicas disponíveis, não é correto cravar antecipadamente que ele pode ou não pode assumir qualquer função. Cada situação deverá ser analisada conforme as decisões existentes no momento.

Politicamente, Raul não pode ser retirado do cenário. Juridicamente, sua situação precisará estar clara antes de qualquer candidatura ou nomeação.

Janad Valcari também continua com peso no tabuleiro. Os 69.684 votos conquistados em 2024 não desapareceram. Ela mantém uma base eleitoral expressiva e poderá chegar a 2028 como candidata, apoiadora de outro nome ou principal liderança de oposição ao prefeito.

O desempenho de Janad nas eleições deste ano também será importante. Uma votação forte poderá consolidá-la como adversária natural de Eduardo. Um resultado abaixo do esperado poderá abrir espaço para Raul, para um nome ligado ao governador ou para uma nova candidatura.

Hoje, Eduardo Siqueira Campos está à frente na corrida pela reeleição porque ocupa a Prefeitura, possui 78 mil votos como referência e tem buscado se aproximar da população. Isso não representa apoio à sua candidatura nem garantia de vitória.

Wanderlei Barbosa possui força política e eleitoral para interferir diretamente na disputa, mas dependerá do resultado de seu grupo em 2026. Raul Filho tenta retornar ao centro do jogo, condicionado à sua situação jurídica. Janad conserva uma votação capaz de sustentar uma nova candidatura.

A eleição de 2028 começará, de fato, com a abertura das urnas deste ano. O resultado para governador, senador, deputados federais e estaduais decidirá quem terá força, estrutura e alianças para disputar Palmas.

Eduardo larga na frente. O governador tem peso para mudar o cenário. Raul procura espaço para voltar. Janad mantém votos importantes. Mas será o resultado de 2026 que mostrará quem realmente chegará competitivo à corrida pela Prefeitura.

Notícias relacionadas