Prefeito, vice e todos os nove vereadores de Sucupira anunciam apoio a Dorinha
Adesão reúne Republicanos e PL em torno da pré-candidata do União Brasil; encontro teve mais de 300 participantes, segundo a organização
O prefeito de Sucupira, Divino Morais (Republicanos), a vice-prefeita Maria Raimunda (Republicanos) e os nove vereadores do município anunciam apoio à pré-candidatura da senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil) ao Governo do Tocantins. A adesão coloca o Executivo municipal e toda a Câmara na base política da senadora antes da convenção que deve homologar sua candidatura.
O anúncio ocorre durante encontro realizado no domingo, 2 de agosto, na residência do prefeito. Segundo a organização, mais de 300 pessoas participaram da agenda, entre moradores, servidores, produtores rurais, secretários municipais, representantes religiosos e lideranças comunitárias.
Sucupira tem população estimada em 1.591 habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Se comparado ao número de moradores, o público informado pela organização corresponde a quase 19% da população municipal. A relação serve para dimensionar o evento, mas não representa pesquisa ou intenção de voto.
Apoio reúne três siglas
A composição política de Sucupira torna a adesão relevante para a articulação estadual. Divino Morais e Maria Raimunda pertencem ao Republicanos. Na Câmara, o PL ocupa cinco das nove cadeiras, enquanto o Republicanos possui quatro. Dorinha integra o União Brasil.
Participaram do encontro a presidente da Câmara, Layla Rodrigues (PL), e os vereadores Lili Ribeiro (PL), Professora Ana Maria (Republicanos), Hyslla Mariana (Republicanos), Silvia Dantas (PL), Jeremias Pinto (PL), Ilderly Martins (Republicanos), Willas Dantas (Republicanos) e Dionis Teles (PL).
Os nomes seguem a composição eleita em 2024. Naquele pleito, o PL conquistou cinco vagas e o Republicanos, quatro. Silvia Dantas foi a candidata a vereadora mais votada, com 179 votos, seguida por Hyslla Mariana, com 145, e Jeremias Pinto, com 134.
Divino Morais foi reeleito prefeito como candidato único. Ele recebeu 1.379 votos, o equivalente a 100% dos votos válidos destinados ao cargo. O comparecimento eleitoral chegou a 89,11%, com 1.546 pessoas nas urnas, segundo os resultados eleitorais baseados nos dados do TSE.
Embora a declaração conjunta não determine o comportamento do eleitorado, ela entrega à pré-campanha de Dorinha uma estrutura local formada pelo prefeito, pela vice e por todos os parlamentares municipais.
Prefeito defende continuidade do governo estadual
Durante o encontro, Divino Morais associa o apoio à continuidade do projeto político conduzido pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). O prefeito afirma que considera Dorinha o nome indicado para manter ações da administração estadual e ampliar a relação com os municípios.
“Estamos com a professora Dorinha. Vamos nos dedicar a esse projeto”, declarou o prefeito.
A manifestação também antecipa o posicionamento formal do Republicanos no Tocantins. A legenda marca convenção estadual para quarta-feira, 5 de agosto, quando deve oficializar o apoio à candidatura de Dorinha e apresentar os nomes do partido para as disputas proporcionais e majoritárias.
No mesmo dia, o União Brasil realiza convenção em Palmas para homologar a candidatura da senadora ao Palácio Araguaia. Até a deliberação partidária, Dorinha mantém a condição de pré-candidata.
Assistência social entra no discurso de apoio
O deputado estadual Eduardo Fortes (Republicanos) também participa da agenda. Ele atribui seu apoio à atuação de Dorinha em políticas sociais e à relação mantida pela senadora com as prefeituras na busca por recursos federais.
Fortes afirma que a parlamentar conhece as necessidades das famílias tocantinenses e atende demandas apresentadas pelos municípios. O material divulgado sobre o encontro, porém, não detalha o valor de emendas destinadas especificamente por Dorinha a Sucupira nem relaciona as obras financiadas com esses recursos.
Em nome dos vereadores, Willas Dantas destaca a expectativa de continuidade da parceria com o município. Ele afirma que a Câmara apoia a pré-candidatura por considerar que a senadora mantém diálogo com as administrações municipais.
Dorinha, por sua vez, promete priorizar políticas sociais e conservar uma relação direta com prefeitos, vice-prefeitos e câmaras municipais. A senadora diz que pretende concentrar ações nas famílias que dependem dos serviços públicos e associa a execução dessas políticas à cooperação entre Estado e municípios.
Dorinha será homologada em convenção
Professora Dorinha exerce mandato no Senado desde fevereiro de 2023. Ela foi eleita em 2022 com 395.408 votos, equivalentes a 50,42% dos votos válidos. Antes do Senado, cumpriu três mandatos consecutivos como deputada federal e comandou a Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins entre 1998 e 2009.
O ato em Sucupira ocorre nos últimos dias do período reservado às convenções partidárias. De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral, partidos e federações têm até 5 de agosto para escolher candidatos e decidir sobre coligações para os cargos majoritários.
Após as convenções, as legendas têm até 15 de agosto para apresentar os pedidos de registro à Justiça Eleitoral. A propaganda eleitoral passa a ser permitida em 16 de agosto. O primeiro turno ocorre em 4 de outubro.