“Colinas pode chegar aos 40°C nesta semana”, alerta meteorologista Elisabete Alves Ferreira; Tocantins inteiro enfrenta baixa umidade

“Colinas pode chegar aos 40°C nesta semana”, alerta meteorologista Elisabete Alves Ferreira; Tocantins inteiro enfrenta baixa umidade
Ricardo Fernandes AlmeidaPor Ricardo Fernandes Almeida 17 de agosto de 2026 6

O calor intenso deve continuar castigando o Tocantins ao longo desta semana. A meteorologista Elisabete Alves Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), alerta que a massa de ar seco permanece sobre o Estado, mantendo as temperaturas elevadas, com máximas entre 36°C e 40°C em diversas regiões, além de índices de umidade relativa do ar considerados preocupantes.

“Na região de Colinas do Tocantins, amanhece com 22 graus e chega também a 38, até mesmo 40 graus ao longo dessa semana”, afirmou Elisabete ao detalhar as condições previstas para os próximos dias.

Segundo a meteorologista, todo o Tocantins está sob aviso de baixa umidade. Da região de Palmas em direção ao centro e sul do Estado, o alerta é laranja, com índices que podem variar entre 12% e 20%. Já na região norte, o aviso é amarelo, com umidade entre 20% e 30%.

“Todo o Estado está com a condição de umidade baixa. Então, bastante atenção às temperaturas elevadas e à umidade baixa persistindo ao longo da semana”, reforçou a especialista.

Na capital, Palmas, as temperaturas máximas podem chegar aos 40°C, enquanto as mínimas devem ficar entre 24°C e 25°C. Em Colinas do Tocantins, os termômetros podem marcar cerca de 22°C no início da manhã e atingir entre 38°C e 40°C durante as tardes.

Em Gurupi, a previsão também é de muito calor. As mínimas devem ficar próximas dos 22°C e as máximas podem variar entre 37°C e 38°C durante a semana.

Apesar do predomínio do tempo seco, uma pequena mudança pode ocorrer nesta terça-feira, 18, especialmente nas regiões sul, sudoeste e sudeste do Tocantins. Há previsão de aumento da nebulosidade, rajadas de vento mais intensas e uma pequena possibilidade de chuva rápida ou chuvisco bastante pontual.

A meteorologista ressalta, porém, que a possibilidade de precipitação é baixa. Já na quarta-feira, a tendência é de retorno das condições mais secas em praticamente todo o Estado.

Elisabete explica ainda que agosto é naturalmente um período quente no Tocantins, mas a persistência da massa de ar seco, associada às altas temperaturas, baixa umidade e ocorrência de ventos, aumenta a necessidade de atenção da população.

Além dos impactos à saúde, o cenário também eleva o risco de queimadas e incêndios florestais. Com o solo e a vegetação secos, temperaturas próximas dos 40°C e ventos mais fortes, pequenos focos podem se espalhar rapidamente.

“Temperatura elevada, umidade baixa e tempo ventoso podem trazer muitos prejuízos devido aos focos de incêndio, que podem se alastrar rapidamente”, alertou a meteorologista.

Diante das condições previstas, a recomendação é aumentar a ingestão de líquidos, evitar exposição prolongada ao sol nos períodos mais quentes do dia, proteger a pele e buscar manter os ambientes mais úmidos. Crianças, idosos e pessoas mais sensíveis ao calor precisam de atenção redobrada.

A tendência, portanto, é de uma semana marcada por calor forte em todas as regiões do Tocantins, com temperaturas podendo atingir os 40°C, umidade em níveis críticos e pouca possibilidade de chuva.

Notícias relacionadas