EXCLUSIVO AO DT: Laurez Moreira visita sede do Diário Tocantinense e apresenta propostas para governar o Tocantins
Candidato falou sobre educação, geração de empregos, habitação, segurança pública, turismo, cultura e relação com o Governo Federal durante entrevista na sede do jornal, em Colinas do Tocantins
O candidato ao Governo do Tocantins Laurez Moreira esteve nesta sexta-feira, 21, na sede do Diário Tocantinense (DT), em Colinas do Tocantins, onde concedeu entrevista exclusiva e apresentou algumas das principais propostas que pretende levar para a campanha eleitoral. Durante a conversa, Laurez falou sobre sua trajetória política, educação, geração de emprego, habitação, turismo, cultura, segurança pública e a relação que pretende manter com o Governo Federal.
Ao chegar à sede do DT, Laurez agradeceu a recepção e destacou a presença do veículo no município. “Quero dar boa tarde a todos, agradecer ao Ricardo e ao Diário Tocantinense. Esse veículo tem uma boa audiência, e as pessoas sabem da importância como veículo de comunicação aqui na cidade de Colinas”, afirmou.
O candidato também esteve acompanhado de lideranças políticas, entre elas o ex-prefeito de Palmas Raul Filho e o ex-prefeito de Colinas Santana. Laurez afirmou que considera Colinas uma cidade estratégica e disse que pretende fortalecer a economia local caso seja eleito governador.
Durante a entrevista exclusiva ao DT, o candidato afirmou que sua experiência em diferentes funções públicas o preparou para administrar o Estado. Laurez lembrou que já exerceu mandatos como vereador, deputado estadual e deputado federal, além de ter sido prefeito e secretário de Estado.
“Eu venho há muito tempo me preparando para governar o Estado do Tocantins. Eu só acredito que alguém faça uma coisa bem feita quando se prepara para aquilo”, declarou. Ele acrescentou: “Fui vereador, fui deputado, fui prefeito, sei como funciona muito bem o município. Fui secretário de Estado, fui deputado estadual por três mandatos e também deputado federal, onde aprendi como buscar os recursos. Então nós estamos prontos para fazer um grande governo do Estado do Tocantins”.
Para Colinas do Tocantins, Laurez afirmou que pretende trabalhar diretamente pelo desenvolvimento econômico da cidade. “Colinas, para mim, é uma cidade polo, uma cidade importante. Eu quero fortalecer a economia de Colinas”, disse.
Um dos principais eixos apresentados pelo candidato foi a educação. Laurez defendeu a ampliação do ensino em tempo integral e uma formação que prepare os estudantes também para o mercado de trabalho, o empreendedorismo, o esporte, a cultura e as atividades no campo.
“A educação para mim é fundamental. Quero cuidar bem das escolas, quero fazer escola de tempo integral desde as primeiras fases, que é obrigação do município, mas nós vamos fazer em parceria, e também no ensino médio, que é a principal obrigação do Estado”, afirmou.
Segundo Laurez, a proposta é que, além das disciplinas tradicionais, os estudantes possam receber reforço escolar e qualificação direcionada às suas aptidões. “Se a pessoa tem vocação para música, vai receber aquilo que é necessário para aperfeiçoar. Se for para o esporte, do mesmo jeito. Se tiver vocação para a zona rural, vamos preparar também para o trabalho no campo. Se tiver vontade de ser empreendedor, empresário, também vamos preparar”, explicou.
Ainda na área da educação, Laurez mencionou sua experiência em Gurupi e revelou que pretende construir parcerias para ampliar a oferta de ensino superior no Estado. Ele citou especificamente a possibilidade de levar cursos como Medicina para outras regiões, incluindo Colinas.
“Eu consegui levar para a cidade de Paraíso, e a ideia seria trazer para Colinas, trazer para Araguatins, distribuir esse curso no Estado do Tocantins”, afirmou.
Outro tema abordado durante a visita à sede do Diário Tocantinense foi o turismo. Laurez destacou as potencialidades naturais e históricas do Tocantins e defendeu investimentos na estrutura das cidades com vocação turística.
“O Tocantins tem uma vocação muito grande para o turismo. Nós temos as belezas do Araguaia, do Tocantins, do Jalapão, a maior ilha fluvial do mundo, o encontro das águas do Araguaia com o Tocantins e as cidades históricas”, destacou.
Para ele, o desenvolvimento turístico precisa ser acompanhado de infraestrutura urbana e valorização da cultura regional. “Quero fazer um trabalho de valorização dos artistas locais e também estruturar as cidades com potencial turístico. Nós temos que revitalizar e construir cidades bonitas”, declarou.
Na segurança pública, Laurez afirmou que pretende aumentar a presença das forças policiais nos municípios e investir em tecnologia. O candidato disse que deseja ter policiais presentes em todas as cidades tocantinenses e instalar sistemas de vigilância eletrônica.
“Nós temos hoje mais de 70 municípios que não têm um policial morando e eu quero mudar isso. Nós vamos ter policiais em todas as cidades. Vamos reforçar nas cidades maiores e colocar vigilância eletrônica em cada município do Estado e também nas saídas dos municípios”, afirmou.
O candidato também defendeu uma política permanente de formação de novos policiais militares. “Não vai ser a história de fazer um concurso e daqui a quatro anos fazer outro. Vai ser preparação todo ano. Aposentou cem, entram cem novos”, explicou.
Em relação à Polícia Civil, Laurez afirmou que pretende ampliar o efetivo e fortalecer a autonomia administrativa da instituição. “Nós precisamos dobrar o efetivo. Temos diversas cidades do Estado do Tocantins que não têm delegado e não têm os outros profissionais da Polícia Civil”, declarou.
Questionado pelo DT sobre sua proximidade política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Laurez afirmou enxergar vantagens na relação com o Governo Federal e apontou a habitação como uma das áreas em que pretende buscar parceria.
“Eu só vejo com vantagem. O presidente Lula é o presidente que tem feito esse mandato voltado para as pessoas mais necessitadas, mais carentes”, afirmou. Segundo Laurez, sua meta é construir 30 mil moradias no Tocantins caso seja eleito.
O candidato argumentou que um programa habitacional de grande escala também teria impacto direto na economia. “Isso vai criar emprego, criar oportunidade, melhorar a vida das pessoas. Quando você constrói muito, faz muitas casas, você dá emprego para o servente, para o pedreiro, para o dono da cerâmica, para quem vende material elétrico e material de construção”, declarou.
Na reta final da entrevista exclusiva, Laurez afirmou que espera uma campanha baseada no debate de propostas e ideias. “Eu espero que seja uma campanha propositiva, de ideias. Eu faço política por vocação, por saber da importância”, afirmou.
Ao encerrar sua passagem pela sede do Diário Tocantinense, o candidato reforçou seu pedido de apoio eleitoral e afirmou que pretende construir uma gestão marcada pelo respeito aos recursos públicos.
“Quero construir um Tocantins sério, que respeita o dinheiro público. Eu tenho vários mandatos em minha vida e sempre pautei pela seriedade, pelo respeito ao dinheiro público”, concluiu Laurez Moreira, em entrevista exclusiva ao Diário Tocantinense.