Disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro mobiliza brasileiros e registra filas em Paris e Lisboa

Disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro mobiliza brasileiros e registra filas em Paris e Lisboa
Crédito: Divulgação
Ricardo Fernandes AlmeidaPor Ricardo Fernandes Almeida 25 de outubro de 2026 2

Brasileiros que vivem em Paris e Lisboa relataram filas para votar neste domingo (25), durante o segundo turno presidencial. A movimentação ocorreu em meio à disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro pelo comando do país.

No exterior, os eleitores participam apenas da escolha de presidente e vice-presidente da República. As decisões para os governos estaduais são tomadas pelos eleitores com domicílio eleitoral nos respectivos estados.

A votação internacional segue os horários locais. Por causa da diferença de fuso, o processo começa e termina em momentos distintos em relação ao território brasileiro. Enquanto eleitores ainda compareciam às seções na Europa, países como Japão, Austrália e Nova Zelândia já haviam encerrado a votação.

Os votos registrados fora do país integram o resultado nacional da disputa presidencial. A contabilização pelo TSE começa após as 17h, pelo horário de Brasília.

A movimentação nas cidades estrangeiras mostra a participação de brasileiros que vivem longe do país, mas mantêm o vínculo eleitoral e participam da escolha do próximo presidente.

Notícias relacionadas