A Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) recebeu na noite desta terça-feira, 22, mais um candidato ao governo do Estado no bate-papo empresarial e político que vem sendo promovido pela Federação das Associações Comerciais do Tocantins (Faciet) e Acipa, desde março. A ideia é que empresários e candidatos possam discutir as demandas e as melhorias para o setor.
O governador interino e candidato para a eleição suplementar, Mauro Carlesse, falou com os empresários sobre instabilidade política. O diretor do Shopping do Automóvel, Gleidson Ricardo, questionou o candidato sobre a inviabilidade de novos projetos empresariais por conta de espaços urbanos interditados. O governador interino informou, em sua resposta, que a interdição se dá por algum motivo e que, para que essa situação seja revertida, primeiro deve ser feito um levantamento para saber os reais motivos desses bloqueios e, assim, conseguir viabilizar novos projetos. "Precisamos de incentivos para os empresários, tanto para os que aqui estão como para os que vem de fora", apontou.
Os empresários ainda falaram sobre a atuação do Procon como um órgão arrecadatório, que tem aplicado multas altas aos empresários, o que tem dificultado a permanência desse empresário nas suas atividades. Já o presidente da Faciet e Acipa, Fabiano do Vale, aproveitou o momento para falar sobre a composição do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) e sobre a não utilização do recurso do CDE para o desenvolvimento dos empresários. O presidente solicitou ao governador, caso eleito, que tenha um olhar mais direcionado para isso.
Durante o debate, que teve mediação do diretor de Educação Corporativa da Acipa, Alan Bitar, Mauro Carlesse ainda falou sobre a reforma tributária e como irá conduzir, se eleito, esse mandato até outubro. “É tentar proteger a indústria e o comércio para manter um equilíbrio econômico e político”, completou.