Cerca de 120 cursistas participaram da aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), na quinta-feira, 30, na Diretoria Regional de Educação de Gurupi.
Os cursos ofertados em Gurupi são técnicos em Agroecologia, Cooperativismo e Sistema de Informação. Em todo o Estado serão beneficiados 680 alunos com diversos cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria de Educação.
Gelaine Pereira de Sousa, estudante do curso técnico em desenvolvimento de sistemas, disse que o curso representa uma oportunidade de formação profissional. “É uma chance para desenvolver meu conhecimento e garantir um futuro profissional melhor”.
Lucas Bispo de Oliveira, aluno do curso de Agroecologia, está com boas expectativas. “Eu desejo me formar em Agronomia, e esse curso vai permitir meu ingresso no mercado de trabalho. Quero continuar com essa mesma área porque gosto muito”, afirmou.
Adriana Aguiar, secretária de Estado da Educação, convidou todos para colaborar com o desenvolvimento da educação. “Queremos desenvolver um trabalho de forma coletiva. Vamos nos esforçar para atender a cada aluno dentro de sua individualidade. Parabenizo a todos pelos cursos que estão participando. Saibam que o conhecimento em todas as áreas ajuda no desenvolvimento do cidadão. Os cursistas são beneficiados, bem como o município de Gurupi, pois quando há investimento em educação, toda a sociedade se desenvolve”, ponderou.
O diretor regional de educação de Gurupi, Davi Abrantes, parabenizou os cursistas. “Vamos aproveitar essa oportunidade e garantir êxito nos estudos. Esperamos encontrar excelentes profissionais no mercado de trabalho”, disse.
As diretoras Zulene da Costa Oliveira Franco, diretora do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho; e Débora Almeida, do Colégio Joaquim Pereira da Costa, estiveram no evento e incentivaram a participação de todos os cursistas. “Estamos todos juntos e disponibilizamos toda nossa equipe para auxiliar no que for necessário ao desenvolvimento dos alunos com os cursos profissionalizantes”, finalizaram.