A deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB) foi empossada como titular da presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins na manhã desta segunda-feira, 9, em sessão solene realizada no plenário da AL-TO. Na ocasião, também foram empossados o governador eleito, Mauro Carlesse (PHS), e o vice, Wanderlei Barbosa (PHS), para o mandato-tampão que vai até o fim deste ano.
Protocolarmente, o primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Cleiton Cardoso (PTC), leu os ofícios que comunicam a renúncia de Carlesse e de Barbosa dos cargos de deputado estadual, e a presidente da Assembleia declarou os cargos vacantes.
Em seu discurso, Wanderlei Barbosa falou em assumir uma nova missão, com humildade, pela retomada do crescimento do Estado.
Já o governador destacou a importância da parceria com o Legislativo. “No Executivo, nós precisamos e contamos com a Assembleia. Temos de esquecer as disputas políticas e fazer deste Estado o melhor do Brasil”, declarou.
Depois de assumir como titular da Presidência desta Casa de Leis, Luana lembrou que é a única mulher a ocupar tal cargo atualmente no Brasil. A deputada prometeu também trabalhar em harmonia com os demais legisladores e comemorou o retorno da estabilidade ao Tocantins, principal mote da campanha de Carlesse.
"Assumo essa presidência com muita humildade. Grata à população tocantinense que confiou em mim o voto para que eu chegasse até aqui. Quero representar os homens e mulheres do Tocantins com determinação, trabalho e responsabilidade", garantiu a parlamentar.
Unale
A solenidade de posse contou com inúmeras autoridades. Entre elas o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Ciro Simoni (PDT-RS), que falou sobre a importância da chegada de Luana Ribeiro – que faz parte da entidade – à presidência da Assembleia.
“É um fato muito importante, porque ela é uma pessoa vibrante, atuante e competente. E eu não poderia deixar de estar aqui hoje, quando a primeira mulher tocantinense assume a presidência da Assembleia do Estado. Aliás, é a única mulher, neste momento, a presidir uma Assembleia Legislativa”, enfatizou.(Da Assessoria)