Um estudo feito pelo Governo Federal para transformar o Rio Tocantins no Estado do Tocantins em hidrovia para escoamento de produção, está sendo analisado e visa trabalhar no derrocamento (retirada de material do fundo do rio) do Pedral do Lourenço no Rio Tocantins.
O Pedral do Lourenço tem cerca de 35 quilômetros de extensão e está localizado entre as Ilhas do Bogéa e o município de Itupiranga no estado do Pará. A proposta inicial de derrocar a localização é para aumentar a disponibilidade de navegação da Hidrovia Tocantins viabilizando o tráfego de embarcações.
A ação trará uma obra essencial para aumentar a capacidade de navegação no Rio Tocantins e a expansão da navegação também durante os períodos de seca para outros estados. Para a melhoria, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ainda prevê a drenagem no trecho de Tucuruí e Marabá a ser executada após a conclusão do derrocamento, o que pode representar um aumento de eficiência, com uma redução significativa no custo médio do transporte intermunicipal de cargas e diminuição no tempo médio de deslocamento.
O Plano Setorial Hidroviário (PSH), feito pelo governo, e que inclui o Tocantins, aponta que a infraestrutura e os serviços de transporte devem acompanhar a demanda para 2035: um crescimento da malha ferroviária acima de 61% em extensão, a capacidade das rodovias acima de 93% com as melhorias programadas, o aumento de 53% no número de aeroportos operando voos regulares, e os portos processando de 42% a até 104% mais cargas – e com um crescimento dos portos do Arco Norte de 73% a 125% — são alguns dos achados do PNL 2035.
Ao todo serão investidos R$ 656 milhões no trecho tocantinense que será beneficiado com as intervenções e obras para concretização da hidrovia.