Nesta terça-feira, 30, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a lista das cidades que poderão realizar o segundo turno nas eleições municipais de 2024. As eleições estão marcadas para os dias 6 e 27 de outubro. Este ano, a lista inclui 103 municípios, entre eles Palmas (TO), que pela primeira vez entra no grupo.
A inclusão de Palmas ocorre porque, a partir deste ano, a cidade atingiu o número mínimo de eleitores registrado para permitir um segundo turno, estabelecido em 200 mil eleitores. Anteriormente, apenas outras capitais do país tinham essa possibilidade.
Segundo o estatuto eleitoral, o segundo turno é convocado quando nenhum candidato alcança a maioria absoluta dos votos válidos, excluindo os votos brancos e nulos. A eleição será estendida para um segundo turno apenas se a maioria dos eleitores não for alcançada no primeiro.
A lista de 2024 inclui novas cidades que não tinham a possibilidade anteriormente, como Camaçari (BA), Embu das Artes (SP), Foz do Iguaçu (PR), Imperatriz (MA), Magé (RJ), Parauapebas (PA), São José dos Pinhais (PR) e Sumaré (SP). Em contraste, Governador Valadares (MG), que registrou 213 mil eleitores em 2020, caiu para 198 mil e não está mais na lista.
No total, os 103 municípios selecionados possuem juntos 60,5 milhões de eleitores, o que representa 38,8% do eleitorado nacional. O número de cidades com mais de 200 mil eleitores cresceu em relação às eleições anteriores, que contaram com 92 cidades em 2016 e 95 em 2020.