“É um chamado à mobilização por uma cultura de paz” – Berenice Barbosa destaca ações inéditas no Agosto Lilás que já chegam a Colinas e outros 22 municípios tocantinenses

“É um chamado à mobilização por uma cultura de paz” – Berenice Barbosa destaca ações inéditas no Agosto Lilás que já chegam a Colinas e outros 22 municípios tocantinenses
Crédito: Divulgação
Ricardo Fernandes AlmeidaPor Ricardo Fernandes Almeida 6 de agosto de 2025 5

Ricardo Fernandes I Diário Tocantinense- Sob a liderança da secretária Berenice Barbosa, o Agosto Lilás 2025 no Tocantins ganha contornos inéditos, com uso de tecnologia, descentralização e fortalecimento da rede de atendimento à mulher. A campanha já alcança Colinas do Tocantins e outros 22 municípios, reforçando a prevenção, o acolhimento humanizado e a interiorização das políticas públicas de enfrentamento à violência.

Instituído no Tocantins pela Lei Estadual nº 4.055/2022, o Agosto Lilás é o mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, em homenagem à Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006.
Em 2025, a campanha é coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher, sob a gestão de Berenice Barbosa, que aposta na inovação digital, na escuta qualificada e na descentralização das ações.

“O Agosto Lilás é mais do que um mês de alerta. É um chamado à mobilização por uma cultura de paz, acolhimento e equidade em todos os 139 municípios tocantinenses”, afirmou a secretária durante a abertura oficial no Palácio Araguaia.


Números que exigem atenção

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o primeiro semestre de 2025 apresentou:

  • Queda de 25% nos casos de feminicídio (de 8 para 6 casos)

  • Redução de 10% nos estupros

  • ⚠️ Ainda assim, 127 mulheres assassinadas em 2024

  • Aumento de 25% nas tentativas de feminicídio

  • ☎️ 385 denúncias via Ligue 180 até julho de 2024 (+33,2%)

O recorte racial e etário mostra que a maioria das vítimas são mulheres negras entre 25 e 29 anos.


Tecnologia a serviço da vida – TIA por ELAS

Entre as inovações, destaque para a TIA por ELAS (Tocantins Inteligência Artificial), uma assistente virtual 24h que oferece:

  • Acolhimento humanizado

  • Triagem automatizada

  • Informações jurídicas

  • Encaminhamento seguro à rede de proteção

  • Sigilo absoluto

A ferramenta já contribuiu para a criação de 72 Secretarias Municipais da Mulher, fortalecendo a rede municipalista.


Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

Apresentada pela diretora Áurea Matos, a segunda etapa da rede já conta com unidades em funcionamento nos municípios de: Pugmil, Lajeado, Formoso do Araguaia, Miracema do Tocantins, Santa Fé do Araguaia, Porto Nacional, Carmolândia, Gurupi, Miranorte, Novo Alegre, Cristalândia, Itaporã do Tocantins, Colinas do Tocantins, Augustinópolis, Lizarda, Palmas, Caseara, Guaraí, Araguaína, Paraíso do Tocantins, Cariri do Tocantins, Palmeirante e Santa Tereza do Tocantins.

Segundo Berenice Barbosa:

“A cada nova Ouvidoria implantada, semeamos esperança e fortalecemos o compromisso com um Tocantins mais justo, mais igualitário e livre de violência.”


Plano Estadual de Metas e Cartilha de Escuta Qualificada

  • Plano Estadual de Metas (2026–2036): construído a partir da escuta ativa de mulheres de diferentes realidades.

  • Cartilha “Como Criar uma Ouvidoria para Mulheres”: elaborada por Suzan Milhomem, orienta órgãos públicos e privados na criação de canais de escuta com atendimento humanizado.

“Cada mulher que denuncia precisa encontrar um ambiente preparado, empático e seguro”, reforçou Suzan.


⚠️ Um caso que chocou e reforçou a urgência

A agressão sofrida pela empresária Juliana Garcia em Natal (RN), atacada com 61 socos em 36 segundos dentro de um elevador pelo ex-companheiro, mobilizou o país e simbolizou a urgência de fortalecer políticas públicas de proteção.


Conclusão

O Agosto Lilás 2025 no Tocantins mostra que o enfrentamento à violência contra a mulher passa pela união entre tecnologia, gestão humanizada e presença nos municípios. A interiorização das políticas públicas, já alcançando Colinas do Tocantins e outras 22 cidades, consolida o estado como referência nacional.

“Não podemos deixar que nenhuma mulher fique sem voz ou sem proteção. Esse é o compromisso do Tocantins”, concluiu Berenice Barbosa.

Notícias relacionadas