Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes recebe Jovem Senadora do Tocantins e incentiva protagonismo da juventude

Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes recebe Jovem Senadora do Tocantins e incentiva protagonismo da juventude
Fernanda CappellessoPor Fernanda Cappellesso 23 de agosto de 2025 2

Estudante Maria Eduarda Oliveira representou o Estado em programa nacional que reúne alunos de todo o país para vivência parlamentar em Brasília

O vice-presidente do Senado e presidente do PL no Tocantins, Eduardo Gomes, recebeu nesta quarta-feira (20) a estudante Maria Eduarda Oliveira, da Escola Estadual Cristo Rei, de Paulo Afonso, escolhida como representante do Estado na edição 2025 do programa Jovem Senador. Acompanhada da professora Érica Elen, Maria Eduarda participou de uma série de atividades no Congresso Nacional ao lado de colegas de todas as unidades da federação.

O Jovem Senador é um projeto criado em 2011 pelo Senado Federal com o objetivo de estimular a participação política e cidadã de estudantes do ensino médio de escolas públicas. Por meio de um concurso nacional de redação, que neste ano mobilizou mais de 170 mil alunos, jovens são selecionados para vivenciar, em Brasília, a rotina parlamentar em uma simulação de sessões, debates e votações.

Em 2025, o tema escolhido para os textos foi “Emergências Climáticas”, conectando a juventude aos desafios ambientais do presente. Maria Eduarda se destacou pela qualidade da redação e garantiu a vaga como representante do Tocantins.

Durante o encontro, Eduardo Gomes ressaltou a relevância do programa e a importância de incentivar a juventude a participar da vida pública:

“É gratificante ver jovens tocantinenses ocupando espaços de destaque e trazendo ideias inovadoras. Daqui alguns anos, espero vê-la ocupando uma cadeira aqui no Senado da República e eu, já bem velhinho, virei visitá-la”, afirmou o senador.

O parlamentar destacou ainda que o projeto aproxima os estudantes da realidade política nacional e contribui para a formação de futuros líderes.

Ao longo de mais de uma década, o programa Jovem Senador consolidou-se como espaço de formação cidadã e educação política, permitindo que jovens conheçam, na prática, o funcionamento do Legislativo e debatam temas de interesse público.

Para os participantes, a experiência representa não apenas um prêmio acadêmico, mas também uma oportunidade de inserção no debate político nacional, em um momento em que a juventude brasileira busca ampliar sua presença em espaços de decisão.

Notícias relacionadas