PF deflagra segunda fase da Operação Velar VIII contra exploração sexual no Tocantins
A Polícia Federal no Tocantins deflagrou nesta terça-feira (9/12/2025) a segunda fase da Operação Velar VIII, ação que aprofunda investigações sobre crimes de exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes, especialmente por meio de armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil.
O inquérito policial teve início após a identificação de que um investigado, residente no norte do Tocantins, adquiriu e armazenou arquivos contendo fotos e vídeos de abuso sexual infantil. A partir desse indício inicial, a PF ampliou a apuração para mapear possíveis conexões, rotas digitais utilizadas para distribuição de conteúdo ilegal e participação de outros envolvidos.
O Mandado de Busca e Apreensão relacionado ao caso foi expedido pela 2ª Vara da Subseção Judiciária Cível e Criminal da Justiça Federal de Araguaína e cumprido no estado do Pará, onde a PF localizou elementos que subsidiarão a continuidade do inquérito. Os materiais apreendidos passam agora por análise pericial detalhada.
A Polícia Federal informou que a investigação segue em andamento para identificar integralmente todos os responsáveis, bem como para localizar e proteger possíveis vítimas. A corporação reforçou que a operação integra um esforço nacional permanente de combate a crimes digitais cometidos contra crianças e adolescentes.
O nome “Velar VIII” faz referência ao objetivo central da operação: zelar e proteger menores em situação de vulnerabilidade e combater redes de circulação de conteúdo criminoso. A série Velar, que já teve diversas fases no país, concentra-se em rastrear ambientes virtuais onde circulam materiais de abuso sexual, identificar usuários, romper cadeias de distribuição e acionar órgãos de proteção.
A PF ressalta que denúncias anônimas podem ser feitas por meio dos canais oficiais, e que ações de repressão a crimes contra crianças e adolescentes permanecem como prioridade institucional.