Porto Nacional inicia vacinação contra dengue para adolescentes de 10 a 14 anos nas UBSs

A Prefeitura de Porto Nacional começou, na quarta-feira, 18 de março, a vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos. A ação é conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde e marca a entrada do município na estratégia de ampliação da proteção contra a doença, que tem pressionado redes de saúde em várias cidades brasileiras.
Nesta primeira etapa, foram disponibilizadas 300 doses do imunizante produzido pelo laboratório Takeda. As vacinas já estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Porto Nacional e também nos distritos de Luzimangues, Escola Brasil e Nova Pinheirópolis. O esquema vacinal prevê duas aplicações, com intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda dose.
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes, afirmou que a chegada das doses representa um reforço importante na prevenção da dengue no município. Segundo ela, a prioridade neste momento é garantir a imunização do público definido pelo Ministério da Saúde e mobilizar pais e responsáveis para que levem os adolescentes às unidades.
“Estamos muito felizes que as vacinas chegaram a Porto Nacional. Nesta primeira etapa, o público-alvo são as nossas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. As vacinas já estão disponíveis em nossas unidades. Reforçamos para que os responsáveis tragam suas crianças e adolescentes para receberem essa dose, porque é muito importante. Precisamos combater a dengue”, destacou.
A diretora da Vigilância em Saúde do município, Thayane Karla, reforçou que a vacinação integra a política de enfrentamento à doença, mas não substitui as medidas de controle do mosquito transmissor. Ela lembrou que a eficácia da estratégia depende também da participação da população na eliminação de focos do Aedes aegypti.
“Serão duas doses, com intervalo de 90 dias. A vacinação não exclui a prevenção em casa. Nós, enquanto sociedade, temos o dever de eliminar a água parada e os possíveis criadores do mosquito dos nossos quintais. Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos”, alertou.
A campanha ocorre em um momento em que a dengue segue como uma das principais preocupações sanitárias do país, exigindo dos municípios ações simultâneas de imunização, vigilância epidemiológica e orientação comunitária. Em Porto Nacional, a expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar a cobertura vacinal dentro do grupo prioritário e reduzir o risco de agravamento entre crianças e adolescentes.
Para receber a vacina, pais ou responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima com os documentos pessoais do adolescente e o cartão de vacinação. A orientação da prefeitura é que a população mantenha atenção ao calendário da segunda dose e continue adotando medidas preventivas dentro de casa e nos espaços coletivos.