Fortaleza recebe lançamento do livro “Liderança Adaptativa” com participação do executivo Yunare Targino

Fortaleza recebe lançamento do livro “Liderança Adaptativa” com participação do executivo Yunare Targino
Felipe Muniz PalhanoPor Felipe Muniz Palhano 8 de junho de 2026 0

O livro “Liderança Adaptativa — O Novo Código da Liderança na Era Digital” , coordenado pela psicóloga organizacional e mentora executiva Bianca Peixoto, será lançado em Fortaleza no dia 11 de junho (quinta-feira), às 18h30, na FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará, após uma série de lançamentos em Portugal, na Espanha e, recentemente, em São Paulo. O evento reunirá empresários, executivos, especialistas em desenvolvimento humano, profissionais de RH, educadores e lideranças organizacionais.

 

A obra traz textos de 23 coautores do Brasil, Portugal e Alemanha, conectando diferentes gerações, culturas e experiências profissionais numa proposta editorial que preserva a singularidade de cada voz autoral em meio a uma construção plural e multicultural.

 

O evento de Fortaleza será conduzido pelo escritor Yunare Marinho Targino , executivo do M. Dias Branco e um dos coautores do livro, com o capítulo “Por que as lideranças nas organizações não têm pensamentos, desejos e sentimentos alinhados?”. Além de uma conversa com Yunare Targino, o evento terá a participação de outros coautores em formato remoto.

 

“Liderança Adaptativa” reúne textos de especialistas, executivos e lideranças em torno dos desafios humanos da era digital, fruto do movimento editorial de mesmo nome que aposta na inteligência coletiva como resposta à complexidade do cenário atual. Entre os diversos temas discutidos pelo grupo e abordados nas páginas do livro estão desenvolvimento humano, inteligência artificial, cultura organizacional e transformação do trabalho.

 

A obra defende que os novos ativos da liderança contemporânea passando por camadas de empatia, consciência sistêmica, maturidade emocional, comunicação adaptativa, ética, inteligência coletiva e a capacidade de sustentar relações humanas em ambientes de alta complexidade.

 

“Em um cenário marcado por inteligência artificial, excesso de informação, burnout e relações cada vez mais superficiais, o livro e seus diversos autores propõem uma reflexão urgente: estamos formando líderes preparados para desenvolver pessoas… ou apenas para acelerar processos?”, questiona o autor Yunare Targino.

 

Para a coordenadora da obra e organizadora do movimento Liderança Adaptativa, Bianca Peixoto, mais do que um evento literário, o encontro em Fortaleza representa a continuidade de um movimento internacional que conecta literatura, aprendizagem executiva e transformação cultural.

 

O livro “Liderança Adaptativa” poderá ser adquirido no dia e local do lançamento e já está disponível em livrarias online, como Amazon.com, site da Editora Lisboa, ou por contato direto com o coautor no site yunaretargino.com.br No site, é possível acessar palestras de Yunare e adquirir os outros quatro títulos literários do autor: “Desenvolvendo Organizações uma Abordagem Transpessoal”, “Alto Desempenho com Propósito”, “O Mundo Corporativo e Cooperativo nas Organizações” e “O Poder da Melhoria Contínua Transformando Pessoas e Processos”.

 

Sobre Yunare Marinho Targino

Autor e escritor de outras quatro publicações literárias, o executivo paraibano e luso-brasileiro com mais de 33 anos de atuação internacional, Yunare construiu uma trajetória conectando com excelência nas operações, rentabilidade e performance, desenvolvimento humano e liderança humanizada em projetos realizados no Brasil, Uruguai, Portugal, Espanha, França e Holanda. Atualmente, atua como Gerente Executivo de Performance Supply Chain da M. Dias Branco é membro da Câmara Brasil Portugal no Ceará e associado da instituição de filantropia Lions Clubes Internacional.

 

Ao compartilhar seu conteúdo em Fortaleza, cidade que o acolheu e na qual construiu a base de sua carreira acadêmica e profissional, Yunare leva e compartilha ao público uma das reflexões mais provocativas da obra: o impacto da aceleração digital sobre a dimensão humana das organizações.

 

Seu capítulo no livro questiona diretamente os modelos contemporâneos de liderança excessivamente focados em velocidade, produtividade e controle. A partir de uma abordagem humanizada, o autor provoca: “Por que líderes e organizações, compostos por seres humanos — entidades vivas — perderam o alinhamento entre pensamento, sentimento e propósito?”

 

Serviço

Liderança Adaptativa — O Novo Código para Gerir Pessoas na Era Digital

📅 11 de junho

🕕 18h30

📍 FIEC — Federação das Indústrias do Estado do Ceará

Avenida Barão de Studart, 1980 — Fortaleza/CE – Auditório José Flávio Costa Lima. Apoio: Câmara Brasil Portugal no Ceará e AD2M Comunicação.

Notícias relacionadas