Renovação Solidária reúne lideranças em Palmas e fecha estratégias para convenção estadual

Renovação Solidária reúne lideranças em Palmas e fecha estratégias para convenção estadual
Crédito: Divulgação
Ricardo Fernandes AlmeidaPor Ricardo Fernandes Almeida 29 de julho de 2026 38

A Federação Renovação Solidária, formada pelo PRD e pelo Solidariedade, reuniu dirigentes, lideranças e pré-candidatos em Palmas para alinhar a participação do grupo nas eleições de 2026 e organizar os últimos detalhes da convenção estadual.

O encontro foi marcado pela discussão das chapas proporcionais, organização política nos municípios, estratégias de campanha e posicionamento da federação na disputa pelo Governo do Tocantins. A orientação é chegar à convenção com unidade, discurso definido e capacidade de mobilização em todas as regiões do Estado.

Entre os nomes apresentados durante a construção da nominata para deputado estadual estão os vereadores Silvaney Rabelo, de Porto Nacional; Walter Viana, de Palmas; Wilson Carvalho, de Araguaína; Dian Carlos, de Palmas; e Marcos Duarte, de Araguaína e Terciliano Gomes vereador de Araguaina.

Também integram a composição em construção o ex-prefeito de Porto Nacional Otoniel Andrade; Gleydson Nato, de Gurupi; Delegado Bruno, de Palmas; Dra. Ângela da Facit, de Araguaína; Virgílio Azevedo, de Paraíso do Tocantins; Cesinha, ex-prefeito de Lavandeira; Manoel Queiroz, representante do Bico do Papagaio; Vitão da Sport Rodas, de Palmas; Dr. Zé Viana/Fabrício Viana, de Paranã; e Charleide Matos e Tenente Arimatéia de Sitio Novo.

Outros nomes chegaram a participar das discussões ao longo da pré-campanha, mas a relação definitiva de candidatos será confirmada somente durante a convenção. A chapa para deputado federal também permanece em fase de fechamento e deverá ser apresentada oficialmente pelo comando da federação.

Sem deputados estaduais com mandato na atual composição, PRD e Solidariedade apostam em uma chapa formada majoritariamente por nomes sem cadeira na Assembleia Legislativa. A estratégia busca equilibrar a disputa interna, valorizar lideranças municipais e ampliar as possibilidades de eleição do grupo.

A meta da Renovação Solidária é conquistar entre três e quatro vagas na Assembleia Legislativa e entrar de forma competitiva na disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados.

No campo majoritário, a reunião também mostrou que a maior parte dos pré-candidatos e das lideranças da federação está alinhada com o projeto da senadora Professora Dorinha ao Governo do Tocantins.

O presidente estadual da federação, Marco Rocha Júnior, já havia afirmado que existe uma forte convergência interna em torno do nome de Dorinha. Segundo ele, o apoio deverá ser debatido e ratificado oficialmente durante a convenção partidária.

A avaliação predominante dentro do grupo é de que Dorinha reúne capacidade de diálogo, presença municipal e força política para liderar uma ampla aliança estadual. A federação pretende utilizar a estrutura de seus pré-candidatos para fortalecer o projeto majoritário e ampliar a mobilização nos municípios.

A convenção estadual será realizada no dia 5 de agosto, às 10 horas, em Palmas. O encontro oficializará as candidaturas proporcionais, as alianças eleitorais e o posicionamento definitivo da Renovação Solidária para a disputa pelo Palácio Araguaia.

Com a reunião de alinhamento, PRD e Solidariedade entram na reta final da pré-campanha tentando demonstrar organização, unidade e força eleitoral. A ordem agora é fechar as chapas, mobilizar as bases e transformar a presença municipal dos candidatos em votos para a federação e para o projeto político que será apresentado aos tocantinenses.

Notícias relacionadas