Sua notícia diária em primeia mão!
sábado 21, dezembro, 2024
Sua notícia diária em primeia mão!
sábado 21, dezembro, 2024
Desde Março de 2018

-

- Advertisment -spot_img

Anatel deve mudar regras para impedir cobranças após roubo de celular

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) altere a regulamentação dos serviços de telefonia móvel para impedir a cobrança de mensalidades de clientes que comunicarem perda, roubo ou furto do celular. A decisão, da qual ainda cabe recurso, vale para todo o país e foi proferida na última quarta-feira (25), mas foi divulgada hoje (30) pelo tribunal.

De acordo com a assessoria do tribunal, a Justiça Federal em Florianópolis (SC) considerou procedente o pedido do Ministério Público Federal (MPF).. A Anatel recorreu ao tribunal, mas a 4ª Turma decidiu, por unanimidade, negar o apelo. Para o relator do caso, juiz federal Sergio Renato Tejada Garcia, ficou demonstrada a omissão da agência reguladora no caso.

“Ao tentar se eximir do dever de regulamentação, a Anatel deixa de realizar as atribuições que lhe são incumbidas no tocante à defesa dos direitos dos usuários, à garantia de equilíbrio entre os consumidores e as prestadoras”, concluiu o juiz.

A condenação é resultado de uma ação civil pública aberta pelo MPF, segundo a qual a cobrança de multas pelo rompimento do contrato por vítimas de ação criminosa é uma relação que se dá de “maneira desproporcional e desarrazoada em desfavor do consumidor”.

O MPF constatou falhas no atendimento das operadoras na comunicação de eventos fortuitos e a cobrança de multas por cancelamento e mensalidades ao consumidor quando este não podia mais usar serviço.

Na ação, o MPF ressaltou a necessidade de regulamentação das regras para impedir as concessionárias de telefonia móvel de cobrar multa em casos de "rescisão de contrato de prestação de serviço de telefonia móvel, quando da ocorrência de caso fortuito alheio à vontade do usuário e durante a vigência de contrato de permanência mínima”.

Pela sentença a Anatel tem que mudar a regulamentação para impedir ”que as operadoras de telefonia móvel multem usuários que rescindiram contratos em razão de perda, roubo ou furto de aparelhos e obstar cobranças de mensalidades a partir da comunicação do fato, bem como impor a adoção de meios simples e ágeis para solucionar essas demandas”. (Da Agência Brasil)

Link para compartilhar:

Ricardo Fernandes Almeida
Ricardo Fernandes Almeida
Jornalista, Escritor, Bacharel em direito e cursando teologia

Últimas noticias

Operação investiga desvio de R$ 10 milhões na Saúde de Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia está sob investigação por um suposto desvio de aproximadamente R$ 10 milhões...

Tocantins oferece programação cultural diversificada neste fim de semana

Neste fim de semana, de 20 a 22 de dezembro de 2024, o Tocantins oferece diversas opções de lazer...

Luan Santana encerra turnê “Luan City” na reabertura do Pacaembu em março

Em apenas quatro horas, os ingressos para o show “The End”, que marca o encerramento da turnê “Luan City”,...

Homeopatia no SUS: como a prática unicista é regulamentada e aplicada no Brasil

A homeopatia, prática terapêutica que integra as Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Tá na Mídia: Confira os 10 Hits que Dominam do Forró ao Sertanejo

A música brasileira continua a encantar o público com sua diversidade e talento. Do forró ao sertanejo, os artistas...

Chuva intensa provoca alagamentos e transtornos em Colinas do Tocantins

Nesta sexta-feira, 20 de dezembro de 2024, Colinas do Tocantins enfrentou uma forte chuva que resultou em alagamentos significativos...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img