Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 18, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sexta-feira 18, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Roteiros de ecoturismo garantem lazer para quem busca opções sem folia

Carnaval no Tocantins rima com diversão em diversas folias por dezenas de municípios, mas também oferece boas oportunidades para quem busca passar o feriado prolongado em atrativos de natureza singular. O Estado é dividido em sete regiões turísticas: Encantos do Jalapão, Lagos e Praias do Cantão, Ilha do Bananal, Serras Gerais, Serras e Lagos, Bico do Papagaio e Vale dos Grandes Rios, sendo que neste ano os empresários do turismo estão animados com a alta procura pelos roteiros oferecidos. 

O Jalapão continua sendo referência para os turistas que buscam na região o cenário exótico que mistura deserto, cerrado e floresta, com a singularidade dos fervedouros, a beleza das cachoeiras da Velha e da Formiga, as corredeiras do Rio Novo, ideais para prática do rafting, o nascer e o pôr do sol nas dunas, e o artesanato em capim dourado, produzido pelas comunidades locais.

Todos os anos, durante o Carnaval, também acontece a Expedição Cicloturística do Jalapão MTB Tour, passando por matas de galeria que surgem próximas de rios, cachoeiras, lagoas, dunas com areia dourada, serras e chapadões de até 800 m de altura. São mais de 500 km (bike e veículos 4×4) de pura emoção off road percorridos em cinco dias.

“Todo ano, desde 2013, faço o Jalapão como evento no período do Carnaval e faço a qualquer momento para grupos particulares”, conta o idealizador do projeto, Edésio Tolentino, informando que para 2020 já estão programadas cinco viagens. Entre os atrativos inclusos no roteiro estão a Cachoeira das Araras, a Serra do Espírito Santo, os povoados de Mumbuca (Mateiros) e Prata (São Félix).

Conforme a Superintendência de Turismo da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Maria Antônia Valadares, o número de turistas no Jalapão vem crescendo ano a ano, especialmente no feriado de Carnaval. Um novo levantamento será realizado na Fazenda Triago, que dá acesso para a Cachoeira da Velha.

Serras Gerais

Formada por nove municípios, Serras Gerais tem em Dianópolis a folia mais animada, mas a oferta de atrativos turísticos não deixa nada a desejar. Só para citar algumas das opções mais procuradas, é nesta região que fica a Lagoa do Japonês (Pindorama), a Lagoa da Serra (Rio da Conceição), o Rio Azuis (Aurora) e o Cânion Encantado (Almas). Em 2020, o turista não perdeu tempo, os hotéis das cidades estão com ocupação máxima. “Esse ano estou com sete vezes mais clientes que ano passado”, comemora a operadora de turismo, Fernanda Tainã Castro.

Cantão

Quem pensa no Cantão apenas como opção de veraneio pelas praias, no mês de julho, pode ter uma grande oportunidade de conhecer a região no período da cheia. No Parque Estadual do Cantão e na Ilha do Bananal é possível se deslumbrar e registrar em fotografias a transição do Cerrado, Amazônia e Pantanal dividindo o mesmo espaço.

Quando as águas encobrem parte da vegetação, é possível navegar pela copa das árvores, realizar safáris fotográficos, conhecer Lagoa da Confusão e a sede do Parque Estadual, percorrer alguns dentre os mais de 800 lagos existentes na região, visitar aldeia indígena Javaé, na Ilha do Bananal, em um contato direto com a mãe natureza e as comunidades locais. “Quem vier ao Jalapão pode aproveitar para vir ao Cantão e conhecer nossa transição de biomas”, sugere o operador de turismo, Leonardo Azevedo.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e responsável pela Adetuc, Tom Lyra, lembra o trabalho de fomento ao turismo desenvolvido desde o início da gestão Mauro Carlesse e aponta o esforço dos empresários do trade turístico como um dos fatores de atração de visitantes. “Temos muitos projetos pela frente”, comemora. (Assessoria de imprensa)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Hugo Henrique e Léo Foguete se unem em novo single “Terminou Pra Que” e prometem hit nas paradas

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – O cantor e compositor Hugo Henrique lança nesta quinta-feira (17) o primeiro...

MC Pogba ultrapassa 6,5 milhões de ouvintes no Spotify e conquista o Brasil com “Rabetão de Terremoto”

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – Com 15 anos de estrada e um talento lapidado desde os primeiros...

A simbologia por trás do caça-níquel Fortune Ox: O que o boi da sorte representa para os jogadores

O fortune ox é um caça-níquel que vai muito além de sua mecânica de jogo simples e intuitiva. Ele...

💥🌊 Romance à vista? Jade Picon e André Lamoglia trocam carinhos na praia da Barra da Tijuca

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-📍 Barra da Tijuca (RJ), 17 de abril de 2024 clima esquentou na...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho avançam em acordo para reconstrução de estradas no Tocantins

🚧 Governo Federal vai investir mais de R$ 150 milhões para recuperar estradas após colapso da ponte JK Por Ricardo...

Mãe e filha são investigadas por fraude espiritual com promessa de proteção contra feitiços em Palmas

🧿 Mãe e filha são alvo de operação por suspeita de estelionato com uso da fé Por Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img