Já está em pleno funcionamento o novo aparelho de Raio X do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instalada em Araguaína (TO). Os exames são direcionados aos usuários internados e aos ambulatoriais que necessitam de acompanhamento para avaliação, caso seja detectado a necessidade e solicitado pelo médico. O procedimento é realizado por técnicos em radiologia e em seguida médicos radiologistas elaboram o laudo.
De acordo com a chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, enfermeira Renata Soares, o moderno equipamento amplia e fomenta o potencial de radiografias, contribuindo para um diagnóstico mais preciso. “A melhoria no serviço foi importante não somente para a assistência à saúde, mas também para o aumento da qualidade e excelência no ensino, tendo em vista o perfil de hospital escola”.
O médico radiologista Renan Gomes Bringel, que também é o responsável técnico do serviço, explica que o exame de raio X pode ser realizado em qualquer parte do corpo, mais comumente crânio, coluna, tórax, abdome e membros, e entre as principais indicações no HDT-UFT estão as infecções de vias aéreas (tuberculose, paracoccidioidomicose, pneumonias e sinusites), infecções ósseas (osteomielites), afecções osteomusculares (artrose, artrites e fraturas). “Tecnicamente, o novo aparelho apresenta maior potência, permitindo uma melhor definição das estruturas avaliadas", completou.
O investimento do aparelho médico-hospitalar foi de R$78 mil, a instalação ocorreu no mês de março, e em seguida foi realizado treinamento dos profissionais, quanto ao uso, manuseio e ajustes específicos do aparelho com o intuito de facilitar as rotinas de trabalho. A capacitação foi fornecida pela assistência técnica autorizada e coordenada pelo Engenheiro Clínico do hospital, César Pinheiro.
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. (Assessoria de imprensa)
Relacionado
Link para compartilhar: