Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 18, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sexta-feira 18, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Peixes cultivados pela Prefeitura serão entregues para famílias em vulnerabilidade social

Trezentos quilos de peixe Tambatinga serão doados para 60 famílias em vulnerabilidade social de alunos da Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, localizada na região de Taquaruçu Grande. A previsão é de que as famílias já selecionadas e acompanhadas pela gestão da unidade escolar recebam o alimento até o final desta semana. Os peixes cultivados em uma área experimental na região Sul de Palmas foram retirados na última sexta-feira, 25, de seis tanques escavados, e posteriormente tratados e congelados.

O processo de despesca envolveu servidores da Prefeitura de Palmas e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A pesquisa é conduzida pela Embrapa, Universidade Estadual do Tocantins por meio Diretoria de Pesquisa Agropecuária (Unitins-Agro) e Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder). A atuação direta é feita pelo agrônomo Raimundo Rocha, da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca, pela engenheira de Aquicultura da Seder, Maíra Zambonato Dorneles e acompanhamento operacional do profissional terceirizado Sérgio Reis Pereira Dias Alves.

Os resultados estavam previstos para serem apresentados presencialmente durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2020, mas em decorrência da pandemia ocorrerá na versão virtual, de 27 a 29 de maio.

As estratégias sobre o funcionamento da versão virtual ainda estão em processo de definição pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) do Tocantins. Portanto ainda não está definido se os resultados dessa pesquisa farão parte do quadro de atrações da Agrotins 2020.

Crescimento satisfatório

De acordo com Maíra Zambonato Dorneles, os peixes inseridos na segunda quinzena de setembro de 2019 se desenvolveram conforme o esperado, tendo atingido uma média de 1,5 kg. “O objetivo é testar a produção da Tambatinga em tanque escavado em torno das condições climáticas de Palmas. O desenvolvimento seguiu como esperado e acompanhamos diariamente esse crescimento com o controle da alimentação”, explica a engenheira ao acrescentar que o tanque escavado possibilita melhor acompanhamento da qualidade da água feito pelo produtor.

O secretário da Seder, Roberto Sahium, acrescenta que a Tambatinga (C. macropomum x P. brachypomus) é resultado do cruzamento induzido entre a fêmea do Tambaqui (Colossoma macropomum) e o macho da Pirapitinga (Piaractus brachypomus). “O melhor dessas duas espécies amazônicas resultou em um híbrido com boas características comerciais, com corpo arredondado, corais prateados e com pigmentação avermelhada na parte frontal (peitoral). A Tambatinga é bem aceita no mercado, inclusive substituindo bem a nossa caranha. O seu peso pode ultrapassar 2 kg”, detalha ao alertar que a Tambatinga deve ser mantida em criatórios a fim de evitar sua fuga para os rios, fator que pode desencadear alguma alteração ambiental. (Assessoria de imprensa)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Hugo Henrique e Léo Foguete se unem em novo single “Terminou Pra Que” e prometem hit nas paradas

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – O cantor e compositor Hugo Henrique lança nesta quinta-feira (17) o primeiro...

MC Pogba ultrapassa 6,5 milhões de ouvintes no Spotify e conquista o Brasil com “Rabetão de Terremoto”

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – Com 15 anos de estrada e um talento lapidado desde os primeiros...

A simbologia por trás do caça-níquel Fortune Ox: O que o boi da sorte representa para os jogadores

O fortune ox é um caça-níquel que vai muito além de sua mecânica de jogo simples e intuitiva. Ele...

💥🌊 Romance à vista? Jade Picon e André Lamoglia trocam carinhos na praia da Barra da Tijuca

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-📍 Barra da Tijuca (RJ), 17 de abril de 2024 clima esquentou na...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho avançam em acordo para reconstrução de estradas no Tocantins

🚧 Governo Federal vai investir mais de R$ 150 milhões para recuperar estradas após colapso da ponte JK Por Ricardo...

Mãe e filha são investigadas por fraude espiritual com promessa de proteção contra feitiços em Palmas

🧿 Mãe e filha são alvo de operação por suspeita de estelionato com uso da fé Por Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img