Sua notícia diária em primeia mão!
sábado 12, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sábado 12, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Pesquisa aponta que 61 % das redes municipais não preparam professores para ensino a distância; método pode cair índice de aprovação

Menos de 40% das redes de ensino municipais qualificaram ou estão dando formação aos seus professores para lecionar durante a pandemia de covid-19, com recursos de educação a distância – 61% das redes informam que não ofereceram qualquer treinamento.

Apesar da falta de capacitação, 82% das redes municipais ouvidas têm alguma estratégia para aula ou oferta de conteúdos pedagógicos a distância durante a pandemia. No caso das redes estaduais, todas estão mantendo atividades não presenciais. A Base Nacional Comum Curricular é a principal referência (93%) para a elaboração dessas atividades.

Os dados constam da pesquisa A educação não pode esperar, elaborada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), uma associação civil criada pelos tribunais de Contas do Brasil. O IRB funciona há 46 anos e se apresenta como “braço acadêmico” dos tribunais no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades de controle externo. Na União, nos estados, no Distrito Federal e nos municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, os tribunais de conta são vinculados às casas legislativas.

O trabalho foi feito para o IRB a partir de levantamento de informações em 249 redes de ensino de todas as regiões do país. Dessas, 232 são municipais e 17 são estaduais. Entre as redes municipais, a amostra envolve capitais e cidades sorteadas. As informações apuradas dizem respeito à educação infantil, ao ensino fundamental e médio.

A pesquisa identificou que é recorrente o “uso do whatsApp para comunicação entre secretaria de Educação, escolas, professores, alunos e responsáveis e também para envio de conteúdos curtos”.

Para os alunos que têm acesso à internet, as secretarias disponibilizam conteúdos em páginas online próprias e em redes sociais. Também se identificou a utilização de plataformas, como Google Classroom, para videoaulas em tempo real.

No caso dos alunos que não têm acesso à rede mundial de computadores, as secretarias de Educação informaram que fazem a entrega de conteúdos impressos na própria escola ou até nas residências dos estudantes.

Acima de 80% das redes municipais e estaduais ouvidas pela pesquisa mantêm a distribuição de alimentos às famílias dos estudantes, como prevê a Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020, que autorizou, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis pelos estudantes das escolas públicas.

Ampla maioria (em torno de 80%) das redes municipais pesquisadas estão planejando a volta às aulas presenciais, elaboram estratégias contra o abandono escolar e preparam avaliações para o retorno às aulas.

No caso das redes estaduais, 15 (das 17 pesquisadas) disseram que estão se preparando para a volta às aulas. Todas informaram que têm estratégias para evitar o abandono escolar e que farão avaliação para verificar o nível dos estudantes e suas principais dificuldades.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Fernando Pádua lança EP “Do Nosso Jeito” com três faixas inéditas

O projeto chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (25). O cantor Fernando Pádua apresenta nesta sexta-feira (25) o EP...

“Guto Alves: A Inspiração de Uma Vida Sem Limites” 

 José Augusto, mais conhecido como Guto Alves, nasceu em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, em 26 de abril de...

Eduardo Gomes articula com governo do Tocantins pauta conjunta nas áreas de meio ambiente e tecnologia

O vice-presidente do Senado Federal e presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, recebeu na última quinta-feira (10) representantes...

Louvores que tocam corações: conheça os hinos mais ouvidos do Brasil nas plataformas digitais

De Gabriela Gomes a Padre Fábio de Melo, veja quem lidera o ranking de músicas gospel e católicas no...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Deborah Secco é clicada em look descontraído no aeroporto Santos Dumont

A atriz Deborah Secco foi flagrada na tarde desta sexta-feira (11) no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro....

Céu do Tocantins em abril: espetáculo astronômico com chuva de meteoros e alinhamentos planetários

  Abril promete ser um mês especial para os amantes da astronomia no Tocantins. Com fenômenos como a chuva de...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img