Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 20, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
domingo 20, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Executivo faz prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020 sobre Serviços de Saúde

A Câmara de Palmas recebeu na terça-feira, 30, o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Borini Zemuner, para Audiência Pública que apresentou o Relatório de Prestação de Contas do 1º quadrimestre de 2020, sobre as Ações e os Serviços de Saúde da Gestão dos Programas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o balanço, as receitas do primeiro quadrimestre foram de mais 81 milhões, enquanto as despesas totalizaram um valor um pouco superior a 75 milhões. Neste relatório, em especial, foi apresentado também um detalhamento específico sobre as ações relacionadas ao covid-19, referente aos 100 primeiros dias. Esse enfrentamento teve orçamento de mais de 26 milhões remanejados, oriundos de recursos de aportes financeiro recebidos e créditos extraordinários. Neste período, a capital contabilizou 1.665 casos confirmados, 981 recuperados e 17 óbitos, o que gerou uma taxa de letalidade de 1%. A ocupação de leitos clínicos e de UTI está, atualmente, em 47,62%.

Ainda no relatório, verificou-se que houve uma queda na procura por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a exemplo da UPA da região sul, que teve mais de 14 mil atendimentos em fevereiro e chegou a pouco mais de cinco mil em abril. “Temos nossas UPAs funcionando normalmente, com estrutura e equipe profissional, mas apesar disso as pessoas têm procurado menos, possivelmente por receio em contrair o Covid-19. O que percebemos também é que essa diminuição é de casos classificados como verdes, ou seja, casos leves, que tinham o habito de buscar a UPA como porta de entrada para o atendimento. Então são consultas que podem e devem ser atendidas na atenção primária”, explicou o gestor da pasta.

O presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Covid-19, vereador Erivelton Santos (PV), destacou os trabalhos da Frente e criticou a ausência do Secretário de saúde nas reuniões realizadas por ela. “Visitamos UPAs, unidades de saúde, conversamos com órgãos de classe e usuários do sistema. Realizamos reuniões ‘online’ e não tivemos a participação do Secretário, que só está aqui hoje, por obrigação. Mas vou apresentar hoje o relatório da Frente para os vereadores e para o secretário, com nossa contribuição e sugestões para o combate a Covid-19. Neste momento é extremamente necessário fortalecer o SUS”, pontuou o pevista.

Já os vereadores Folha Filho (Patriota) e Lúcio Campelo (MDB) comentaram sobre o atendimento que receberam após terem sido diagnosticados como positivos para a doença, além de elogiarem os servidores de saúde pelo serviço prestado. “O atendimento da saúde está de parabéns, desde o atendimento psicológico a atendente que liga de três a quatro vezes por dia para saber como você está. Então deixo aqui meu agradecimento especial a todos os servidores da saúde”, parabenizou Folha.

Por outro lado, Milton Neris (PDT) cobrou a realização de mais testes, em especial para as pessoas com sintomas leves ou moderados. Sobre esta demanda, o secretário respondeu que há três tipos de testes sendo feitos na capital, porém eles têm limitação, já que o teste PCR só pode ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas, caso contrário, pode gerar o “falso negativo”. Já os demais testes são de anticorpos e o organismo só gera anticorpos após o sétimo dia de sintoma. “Estamos testando casos assintomáticos, sim, como profissionais de saúde, integrantes das polícias civil e militar e servidores do sistema prisional. Todos esses são testados assintomáticos”, garantiu Borini.

Também participaram da audiência os vereadores Gerson Alves (PSL), Moisemar Marinho (PDT), Laudecy Coimbra (SD), Filipe Martins (PSDB), Vandim do Povo (PSC) , Rogério Santos (Republicanos), além de Thiago Ribeiro Franco Vilela, titular da Promotoria de Justiça da capital, com atribuição em saúde pública. (Assessoria de imprensa)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Hugo Henrique e Léo Foguete se unem em novo single “Terminou Pra Que” e prometem hit nas paradas

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – O cantor e compositor Hugo Henrique lança nesta quinta-feira (17) o primeiro...

MC Pogba ultrapassa 6,5 milhões de ouvintes no Spotify e conquista o Brasil com “Rabetão de Terremoto”

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – Com 15 anos de estrada e um talento lapidado desde os primeiros...

A simbologia por trás do caça-níquel Fortune Ox: O que o boi da sorte representa para os jogadores

O fortune ox é um caça-níquel que vai muito além de sua mecânica de jogo simples e intuitiva. Ele...

💥🌊 Romance à vista? Jade Picon e André Lamoglia trocam carinhos na praia da Barra da Tijuca

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-📍 Barra da Tijuca (RJ), 17 de abril de 2024 clima esquentou na...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho avançam em acordo para reconstrução de estradas no Tocantins

🚧 Governo Federal vai investir mais de R$ 150 milhões para recuperar estradas após colapso da ponte JK Por Ricardo...

Mãe e filha são investigadas por fraude espiritual com promessa de proteção contra feitiços em Palmas

🧿 Mãe e filha são alvo de operação por suspeita de estelionato com uso da fé Por Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img