O Tocantins tem uma das maiores médias de queda de raios do país. No início deste ano de 2021, por exemplo, de janeiro a 22 de fevereiro já caíram em solo Tocantino ao todo 822.922 mil descargas elétricas. Janeiro segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), registrou 552.788 raios e fevereiro 170.134. Nos últimos anos foram registrados diversos casos de pessoas que sofreram acidentes e até morreram após serem tingidas por estas descargas atmosféricas nos céus do Estado.
Segundo o instituto para esse levantamento foram considerados os raios que tocaram o solo do estado, os chamados raios nuvem-solo.
Prevenção
A recomendação, sempre que se perceber a aproximação de temporais, é retirar da tomada e desconectar os cabos ligados a aparelhos eletrônicos. Também deve se evitar contato com objetos metálicos que estejam ligados à eletricidade, como fogões e geladeiras.
Outra orientação é para evitar utilizar telefone com linha durante uma tempestade, assim como se afastar de tomadas, janelas e portas metálicas. Também não é recomendado o uso de chuveiro, secador ou chapinha, entre outros.
Relacionado
Link para compartilhar: