Cidades que fazem parte da Comarca de Porto Nacional são alvos de inquéritos do MP que apura irregularidades nos serviços de saúde e funerário

O Ministério Público do Tocantins instaurou procedimento para investigar o diagnóstico precoce de casos de hanseníase nos oito municípios que integram a Comarca de Porto Nacional, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou Inquérito Civil Público para apurar a situação junto às gestões municipais.

A atuação é da 7ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional e atende às cidades de Santa Rita do Tocantins, Oliveira de Fátima, Brejinho de Nazaré, Silvanópolis, Ipueiras, Porto Nacional, Monte do Carmo e Fátima.

CCZ

O MPTO instaurou inquéritos civis públicos para acompanhar as medidas de biossegurança adotadas pelas cidades da Comarca de Porto Nacional que impeçam ou minimizem o risco de transmissão de zoonoses e a ocorrência de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos relacionados à execução das atividades de vigilância.

Os prefeitos municipais deverão informar, em um prazo de 10 dias, sobre a existência de plano de prevenção e controle de zoonoses, se há lei municipal acerca da temática, se existe logística para a coleta e tratamento de animais domésticos em situação de abandono e se há ações de orientação quanto à prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos.

Funerárias

Considerando a necessidade de prevenir riscos sanitários e ambientais à população dos municípios da Comarca de Porto Nacional, o MPTO instaurou inquérito civil público para acompanhar a execução dos serviços funerários, seja por empresas públicas ou privadas. A investigação leva em consideração a nova realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus e os riscos de infecção. O promotor de Justiça responsável pelo caso, Luiz Antônio Francisco Pinto, também questiona os gestores municipais sobre as autorizações para funcionamento das funerárias por parte dos órgãos responsáveis.

Cemitério

O MPTO requisitou aos prefeitos dos oito municípios da Comarca de Porto Nacional informações sobre a existência de cemitérios, sejam públicos ou privados, e se estão devidamente autorizados a funcionar pelos órgãos ambientais e de vigilância sanitária. Os pedidos foram motivados por denúncias recebidas pelo órgão ministerial sobre casos de abandono e falta de funcionário responsável pelos cemitérios.

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.