A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na última quinta-feira, 22, um total de 6 semirreboques do tipo tanque carregados com cerca de 178 mil litros de etanol. Os 3 motoristas que conduziam os caminhões apresentaram documento fiscal incompatível com o transporte efetivamente realizado.
As ações foram orientadas por inteligência e resultaram na abordagem de 3 caminhões, cada um com 2 semirreboques do tipo tanque acoplados – duas abordagens ocorreram em Guaraí/TO e uma em Araguaína/TO.
Em todos os casos, os caminhões estavam trafegando em um trajeto totalmente divergente do contido no documento fiscal apresentado. Em um dos casos, o caminhão foi carregado com combustível em Nova Mutum/MT e deveria levar, segundo a Nota Fiscal, o etanol para Jardinópolis/SP, no entanto, o veículo foi abordado em Araguaína/TO – trajeto mais distante e no sentido contrário da direção da cidade de entrega.
Os outros dois caminhões apreendidos em Guaraí também estavam na mesma situação, teriam carregado com etanol em Mato Grosso e deveriam levar o combustível para Alagoas, no entanto, estavam em um trajeto divergente da rota mais curta e normalmente utilizada.
A prática tem se tornado comum, as empresas emitem nota fiscal para estados com menor carga tributária, sonegando assim impostos para o estado real destinatário do combustível. Tal prática prejudica a sociedade e a economia.
Os 3 motoristas alegaram não saber sobre a irregularidade e que as mudanças de trajeto teriam sido orientadas pelos padrões, sendo que iriam receber a nova Nota Fiscal. Nas 3 ocorrências a Secretaria da Fazenda do Tocantins foi informada emitirá as devidas multas pela prática ilegal. Ademais, os flagrantes também poderão desencadear ações criminais pela prática do crime tributário.
Relacionado
Link para compartilhar: