Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 20, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
domingo 20, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Energisa orienta como clientes da zona rural podem realizar a autoleitura do consumo de energia elétrica

Por conta da distância de algumas unidades consumidoras e das características geográficas da região, que muitas vezes dificultam o acesso das equipes de campo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite legalmente que as distribuidoras de energia de todo o país façam a leitura do consumo desses clientes a cada três meses. Por isso, a Energisa Tocantins tem facilitado cada vez mais a prática da autoleitura para os mais de 90 mil clientes que estão na zona rural do estado, incentivando a participação do cliente, que passa a acompanhar mais de perto o consumo próprio e permite que não ocorra o acúmulo do consumo.

“No período em que os Auxiliares Comerciais não vão até as propriedades medir o consumo, nossos clientes podem fazer essa leitura de forma rápida, fácil e segura. Não precisa de contato direto com o medidor. Basta que o consumidor visualize e anote corretamente os números disponíveis no visor do medidor e repasse essas informações para a Energisa, através de um dos canais de atendimento da empresa”, reforça a coordenadora de Leitura da Energisa Tocantins, Andrea Albernaz.

Albernaz explica ainda que, o consumidor precisa realizar esse procedimento dentro das datas especificadas no Calendário Rural, fornecido pela Energisa anualmente, a medição do consumo será feita com base nos últimos 12 meses. “Para evitar que o faturamento seja realizado por média, como prevê a resolução normativa 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é importante que a autoleitura seja feita e que as informações sejam repassadas para a Energisa dentro dos prazos estabelecidos. Dessa forma, o cliente rural garante o controle do seu consumo”, comenta a coordenadora. Vale reforçar que existem datas definidas para cada região. Confira abaixo um modelo do calendário rural entregue pala empresa aos consumidores da zona rural.

Todos os anos, a Energisa distribui o calendário rural que contém todas as informações necessárias, incluindo as datas em que essas coletam sejam feitas e informadas à empresa. Isso pode ser feito pelo aplicativo Energisa ON, pelo WhatsApp da Gisa (63) 9222 6664, pelo site energisa.com.br e ainda pelo 0800 721 3330. Os dados de consumo devem ser informados com até três dias antes da data da próxima leitura, que também está indicada na conta de energia, ou seguir as datas informadas pelo calendário rural.

Dicas de Segurança

No período da leitura em campo, mantenha os cães presos e longe do padrão de energia elétrica para evitar ataques aos leituristas. Sinalize porteiras e colchetes para evitar acidentes com os leituristas e demais pessoas que transitam pelo local. (Assessoria de imprensa)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Hugo Henrique e Léo Foguete se unem em novo single “Terminou Pra Que” e prometem hit nas paradas

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – O cantor e compositor Hugo Henrique lança nesta quinta-feira (17) o primeiro...

MC Pogba ultrapassa 6,5 milhões de ouvintes no Spotify e conquista o Brasil com “Rabetão de Terremoto”

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – Com 15 anos de estrada e um talento lapidado desde os primeiros...

A simbologia por trás do caça-níquel Fortune Ox: O que o boi da sorte representa para os jogadores

O fortune ox é um caça-níquel que vai muito além de sua mecânica de jogo simples e intuitiva. Ele...

💥🌊 Romance à vista? Jade Picon e André Lamoglia trocam carinhos na praia da Barra da Tijuca

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-📍 Barra da Tijuca (RJ), 17 de abril de 2024 clima esquentou na...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho avançam em acordo para reconstrução de estradas no Tocantins

🚧 Governo Federal vai investir mais de R$ 150 milhões para recuperar estradas após colapso da ponte JK Por Ricardo...

Mãe e filha são investigadas por fraude espiritual com promessa de proteção contra feitiços em Palmas

🧿 Mãe e filha são alvo de operação por suspeita de estelionato com uso da fé Por Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img