Polícia Federal faz operação contra grupo suspeito de fraudar diplomas de mestreado e doutorado em duas cidades do estado do Tocantins

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira 2, em uma operação que investiga um grupo criminoso suspeito de oferecer cursos de mestrado e doutorado e entregar diplomas falsos. Os suspeitos atuavam em diversos estados e no norte do Tocantins. A ação foi chamada ‘Operação Falsarius’. São cerca de 10 policiais federais cumprindo as ordens judiciais em Araguaína e também em Araguatins.

Segundo a Polícia Federal, os investigados ofereciam cursos de mestrado e doutorado por meio de institutos de ensino e ao final forneciam diplomas falsos em nome de universidades de São Paulo.

A investigação da PF apontou que os suspeitos atuaram em outros estados da federação como Mato Grosso, Pará, Piauí e Maranhão, sempre usando o mesmo modus operandi.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato e falsificação de documento público, cujas penas somadas, ultrapassam 10 anos de prisão.

Nome da operação

O nome da operação se refere ao vocábulo “Falsarius” que deriva do latim e significa falsários, enganadores, aqueles que falsificam.

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.