O Governo do Tocantins explicou nesta quarta-feira, 7, a forma utilizada na distribuição das vacinas contra o coronavírus entre os 139 municípios do estado.
Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Joaquina Bezerra de Carvalho, quem estiver escolhendo qual imunizante quer receber deve ser mandado para o fim da fila de vacinação.
Durante a coletiva promovida pelo governo, a superintendente afirmou que a explicação da metodologia foi necessária após questionamentos sobre os critérios envolvidos na distribuição das vacinas. "Quero deixar claro que é um trabalho extremamente técnico e responsável, nós não atendemos a critérios políticos".
O evento que levou aos questionamentos foi a divulgação da última remessa de imunizantes que começou a ser distribuída nesta última quarta-feira, 07. Uma análise dos dados aponta que a cidade de Palmas está entre os municípios que menos receberam doses, de forma proporcional ao número de habitantes. A distribuição levou a questionamentos, inclusive, por parte da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), em seu microblog o Twiter.
"Nós trabalhamos não é com o número de habitantes do Tocantins. Nós trabalhamos é com estimativas populacionais de grupos prioritários elencados no Plano Nacional", explicou a superintendente de Vigilância em Saúde.
De acordo Perciliana, nas últimas duas pautas de vacinação, documentos recebidos do Ministério da Saúde especificando o público alvo de cada remessa Palmas recebeu doses suficientes para vacinar 95% do público de profissionais da indústria. Por isso os municípios que ainda não tinham enviado o número de pessoas neste grupo e só agora disponibilizaram os dados acabaram recebendo mais doses nesta última remessa. "Então essa distribuição é feita de forma equânime, proporcional ao número de público alvo estimado. Não é a população geral, o número de habitantes", afirmou.
Para dar mais transparência a essa divisão, a superintendente prometeu que as pautas de imunização, contendo os públicos e o quantitativo de doses para cada município, deverão ser disponibilizadas no portal Integra Saúde. Não foi dado um prazo de quando isso deve acontecer.
Relacionado
Link para compartilhar: