Sua notícia diária em primeia mão!
sábado 19, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sábado 19, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Clima agrava e traz prejuízos a moradores de Colinas; Rajada de vento chega a 50 km/h, diz Inmet

Não é de hoje que o mundo enfrenta uma crise climática que tem se agravado ano após ano. Os impactos das mudanças são expressos em um prazo mais longo e que não podem ser reversíveis, como o derretimento das geleiras, crise hídrica, elevação da temperatura, a perda de oxigênio e da biodiversidade. 

Todos esses pontos foram cruciais para dar início a um preocupante era da frequência e das intensidades dos eventos climáticos extremos.  

O alerta, de modo geral, tem preocupado vários municípios do Estado, bem como Colinas do Tocantins que recebeu uma forte chuva, com rajadas de vento nesta segunda-feira, 27, com muitos raios e prejuízos em resposta ao excesso de calor. A tempestade desta tarde afetou a base do jornal Diário Tocantinense, além de derrubar várias árvores e alagar ruas e avenidas da cidade.  

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), só no Tocantins foram identificados cerca de 316 raios, sendo que 91 tocaram o solo de Colinas, entre 12h e 14h (horário de Brasília). 

Os números são alarmantes, de acordo com Heráclito Alves, Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), além de serem provocados pelos fenômenos do tempo, há também a transição da estação, onde as temperaturas se elevam, assim como os índices de umidade do ar. 

“A primavera é uma estação de transição entre o período mais seco (inverno) para o período mais chuvoso (verão) em várias regiões do País, inclusive no Tocantins. Essa combinação resulta na intensificação das instabilidades, dando origem a chuvas mais intensas, que normalmente ocorrem em formas de pancadas, com trovoadas e rajadas de vento” explica Alves. 

De acordo com ainda com o meteorologista, as chuvas não ocorrem de forma generalizada, mas, de forma mais isoladas. Por isso, é muito comum chover forte em uma localidade e em outra próxima chover pouco, ou até mesmo, não chover.

Em nota, a Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Defesa Civil, afirma que está em alerta para as tempestades que ainda virão e que tem feito levantamentos nos bairros da cidade, retirando folhas de árvores que caíram. 

"Quando há as primeiras chuvas, geralmente vêm em maior volume que o esperado e, por conta disso, podem ocorrer alagamentos", alerta a Defesa Civil.

A Secretaria de Infraestrutura também está acompanhando, e reforça que os transtornos causados por alagamentos serão sanados com reparos, assim que cessar as chuvas.

Em caso de alagamentos ou outros problemas, a população pode entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil do município por meio do número: (63) 9967-6081 e 193.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Hugo Henrique e Léo Foguete se unem em novo single “Terminou Pra Que” e prometem hit nas paradas

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – O cantor e compositor Hugo Henrique lança nesta quinta-feira (17) o primeiro...

MC Pogba ultrapassa 6,5 milhões de ouvintes no Spotify e conquista o Brasil com “Rabetão de Terremoto”

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – Com 15 anos de estrada e um talento lapidado desde os primeiros...

A simbologia por trás do caça-níquel Fortune Ox: O que o boi da sorte representa para os jogadores

O fortune ox é um caça-níquel que vai muito além de sua mecânica de jogo simples e intuitiva. Ele...

💥🌊 Romance à vista? Jade Picon e André Lamoglia trocam carinhos na praia da Barra da Tijuca

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-📍 Barra da Tijuca (RJ), 17 de abril de 2024 clima esquentou na...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho avançam em acordo para reconstrução de estradas no Tocantins

🚧 Governo Federal vai investir mais de R$ 150 milhões para recuperar estradas após colapso da ponte JK Por Ricardo...

Mãe e filha são investigadas por fraude espiritual com promessa de proteção contra feitiços em Palmas

🧿 Mãe e filha são alvo de operação por suspeita de estelionato com uso da fé Por Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img