Justiça obriga Estado a reestruturar ala psiquiátrica do HGP; vistoria que identificou precariedade aconteceu em outubro de 2020

O maior hospital geral do Tocantins, HGP, após uma vistoria em outubro de 2020, recebeu o aval da justiça para que o Estado cumprisse a reestruturação para melhor atendimento. A decisão de mérito, obriga o Estado a ampliar leitos, adequar a estrutura física e ofertar materiais suficientes para atendimento das demandas.

Dentre os problemas identificados pela vistoria, ainda no ano de 2020 estavam: precariedade na estrutura física da ala, ausência de equipe de segurança, materiais impróprios utilizados nas grades e telas do corredor, déficit de mobiliário e materiais hospitalares, além da inobservância da necessidade de manter na escala de plantões servidores do gênero masculino.

Na decisão dada no último dia 12 deste mês, o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, deverá informar, até 15 de maio, sobre o detalhamento do cronograma da obra de reestruturação da ala psiquiátrica do HGP. A autoridade deve apontar também quais serviços foram iniciados e qual a perspectiva para a efetiva entrega da ampliação e adequação da referida ala, bem como o andamento do projeto de ampliação dos leitos.

O Estado ainda deverá fornecer informações sobre o serviço de segurança contratado no local e em relação à escala completa dos profissionais atuantes no setor, referentes a janeiro, fevereiro e março de 2022.

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.