Em entrevista ao vivo no último dia 19, à rádio Conexão 98 FM, de Palmas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu pelo espaço e relembrou da gestão dos governos do Partido dos Trabalhadores.
Na ocasião, Lula lembrou que, em 2007, foi a Porto Nacional, onde Paulo Mourão, pré-candidato ao governo pelo PT, era prefeito para lançar o projeto de biodiesel e dar início ao projeto de produção de soja no Estado, que hoje é exportada para a China e outros países.
Programas de inclusão social feitos no governo petista também foram lembrados por Lula. “Fizemos a maior política social que o Brasil já viu e que o Tocantins já viu. No Tocantins, as políticas sociais e distribuição de renda foram muito fortes, não apenas no Bolsa Família, e isso precisa continuar acontecendo”, disse.
A entrevista também caminhou pautando os avanços que o Tocantins teve durante os governos Lula e Dilma, onde a taxa de pobreza caiu de 45,18% para 22,15%, entre 2000 e 2010. Foram cerca de 74 mil famílias beneficiadas pelo Luz Para Todos, 16 mil moradias entregues pelo Minha Casa Minha Vida, 140 mil postos de trabalho criados, criação do Instituto Federal do Tocantins, com 11 campi em 11 cidades, 162 mil alunos no Pronatec, 20 mil alunos beneficiados pelo Prouni e Fies, 750 ônibus escolares entregues pelo Caminho da Escola e 367 equipes do Brasil Sorridente, além de sete centros odontológicos.
Questionado sobre o cenário político local, Lula elogiou Paulo Mourão, pré-candidato do PT ao governo, e disse que nenhum Estado tem figura mais doce para as negociações. Presente na entrevista, o pré-candidato tocantinese lembrou de outras grandes obras impactantes dos governos petistas, como a Ferrovia Leste Oeste e a Transnordestina, as BRs 010, 242 e 235 que integram Tocantins a outros Estados, além de ter transformado Porto Nacional em polo universitário e do agronegócio e criado projetos destinados a comunidades quilombolas e indígenas.
Lula na ocasião afirmou que, se eleito,pretende reunir os 27 governadores para decidirem conjuntamente as prioridades para geração de emprego e solução dos problemas de cada região.
“Se eu ganhar as eleições, quero reunir os 27 governadores e pactuar compromisso de enfrentar esses problemas conjuntamente. O problema é de todos nós. Pactuar, como eu fiz com o PAC”, afirmou Lula.
Paulo Mourão – PT
Paulo Mourão é engenheiro agrônomo e pré-candidato a governador do Tocantins nas eleições deste ano de 2022 pelo PT. Natural de Cristalândia (TO), Mourão iniciou sua trajetória política ao ser eleito deputado federal em 1988 pelo PDS. Foi prefeito do município de Porto Nacional e se elegeu deputado estadual pelo Tocantins em 2014. Tentou se candidatar ao Senado em 2010 e 2018, mas não recebeu votos suficientes.
A entrevista foi através do programa conexão 98 FM, gravada e disponível no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=cvVkeZ0g-
Relacionado
Link para compartilhar: