O Dia dos Pais, comemorado no dia 08 de agosto, configura-se como a primeira data comemorativa mais importante para as vendas no segundo semestre, neste ano, a data traz grandes expectativas para o comércio local.
Conforme demonstra a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins, os empresários do comércio de Palmas estão cada vez mais confiantes com a possível retomada econômica pós-pandemia do Covid -19. Neste mês, o índice geral da pesquisa que mede a Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) ficou em 132,8 pontos, uma variação positiva mensal de 0,7%.
No entanto, quando comparado ao mesmo período do ano passado, a variação chega a 6%, ou seja, um crescimento expressivo, mantendo o índice otimista (acima de 100 pontos). A pesquisa vem registrando aumentos constantes em seu índice geral desde fevereiro deste ano.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, a expectativa é que para os próximos meses, o índice reaja ainda mais. "Com a chegada do segundo semestre, nós esperamos que a economia e, em contrapartida o comércio, que é um importante agente fomentador, reaja ainda mais. E a confiança dos empresários é essencial para que isso aconteça", explica.
Em 2020, a data comemorativa foi severamente atingida pelas consequências da pandemia do Covid-19, com o comércio fechado e um cenário de incerteza. No ano de 2021, superando as expectativas, o cenário mudou em relação a comemoração do Dia dos Pais.
De acordo com a base de dados do SPC Brasil, operada pela CDL Palmas na Capital, a data comemorativa apresentou um aumento considerável nas vendas, com acréscimo de 57,3% no volume total de vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.
Neste ano de 2022, com o avanço das vacinas contra a Covid e a retomada normal do comércio, somada a confiança do empresário, as coisas tendem a melhorar na capital, na expectativa de um acréscimo significativo em relação ao ano passado.
Relacionado
Link para compartilhar: