O Grupo Tabocão, considerada uma das maiores redes de postos de combustíveis dos estados do Tocantins e Goiás, enfrenta problemas financeiros. O grupo entrou com pedido de recuperação judicial no dia 9 de novembro. O presidente do grupo é o empresário tocantinense Edison Dutra, conhecido como ‘Tabocão’.
Entenda
A recuperação judicial é um meio utilizado por empresas para evitar que sejam levadas à falência. O processo permite que companhias suspendam e renegociem parte das dívidas acumuladas em um período de crise, evitando o encerramento das atividades, demissões e falta de pagamentos. No caso de fracasso da recuperação, resta à empresa fechar as portas.
A notícia do pedido de recuperação do grupo surpreendeu o meio político e empresarial. O empresário Tabocão teve o nome lançado como pré-candidato a governador do Tocantins nas eleições de 2022, mas não chegou a entrar na disputa.
A rede de postos confirmou que houve um corte inferior a 10% no quadro de colaboradores como parte do processo de reestruturação.
Entre o quadro de funcionários demitidos estão frentistas, gerentes de pista, gerente geral, zeladoria, operador de caixa, entre outros.
Nota da diretoria do Grupo:
"O Grupo Tabocão ingressou no dia 09 de novembro de 2022 com pedido de recuperação judicial, que se trata de um processo de negociação coletiva para reestruturação do passivo existente com a finalidade de garantir a continuidade das atividades do Grupo, permitindo ainda a adoção de melhorias internas e o aumento de eficiência.
Importante ressaltar que não houve demissões em massa, apenas uma redução de menos de 10% do quadro de funcionários dentro do escopo de processo global de reestruturação e, que por conta do próprio regramento da Lei nº 11.101/05, mesmo tendo disponibilidade de caixa a empresa se encontra impedida de efetuar quaisquer pagamentos cujo fato gerador seja anterior ao pedido de recuperação”.
O Diário Tocantinense entrou em contato com o empresário Edison Dutra (Tabocão), mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Relacionado
Link para compartilhar: