Um helicóptero caiu na zona rural entre Porto Nacional e Silvanópolis, na região central do estado, na tarde desta sexta-feira, 25. Segundo o apurado, dois tripulantes que estavam na aeronave ficaram feridos.
O acidente aconteceu por volta das 15h, na região do Assentamento Flor da Serra. Vítimas foram socorridas e levadas para um hospital da região, segundo a Polícia Militar.
No local, as equipes dos Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar (PM) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) atenderam a ocorrência e informaram que os ocupantes estavam muito feridos e foram levados para um hospital mais próximo.
A imprensa tocantinense o comandante do Ciopaer, Gustavo Bolentini, disse que o helicóptero pertence a uma empresa do Rio de Janeiro (RJ). Uma aeronave do Ciopaer seguiu para o local para verificar a situação.
Questionado pelo DT o CENIPA, informou que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), localizado em Brasília (DF), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-MEK, nesta sexta-feira (25/11), no município Porto Nacional (TO).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realizam a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
O objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
O acidente ocorreu na Fazenda Primavera, zona rural, Porto Nacional, às 15h30, segundo a nota da Policia Militar ao Diário Tocantinense as vítimas obtiveram:
Vítimas: Masculino ( 1964) – Lesões graves ou gravíssimas.
Vítimas: Masculino (1960) – Lesões graves ou gravíssimas.
Conforme ainda a PM, a corporação foi acionada pelo proprietário da Fazenda Primavera que nos informou que havia caído uma aeronave, tipo helicóptero, em sua propriedade. Deslocamos até o local onde constatamos o fato e encontramos os dois tripulantes, com vida, porém bastante feridos, um deles apresentava duas fraturas expostas, uma no punho esquerdo e outra na perna na altura da canela, com intenso sangramento, havendo necessidade imediata de um torniquete.
O piloto não tinha fratura exposta mas reclama de muitas dores no peito, no quadril e nos ombros. Os ocupantes foram socorridos para o hospital regional de Porto Nacional pelo Corpo de Bombeiros Militar. A perícia da Polícia Civil foi acionada e esteve no local. Isolamos o local do acidente para posterior perícia da aeronáutica. No momento em que estivemos no local, a aeronave estava vazando bastante combustível.
A aeronave é um helicóptero, com dois motores, modelo As365N2, tipo As65, turbo eixo com capacidade para 08 passageiros.
De acordo com a Secretária de Estado da Saúde do Tocantins, o paciente Paulo Rodrigues Maria piloto da aeronave também foi acolhido no HRPN e recebeu todos os cuidados necessários para sua reabilitação, mas infelizmente foi a óbito, na madrugada de sábado, devido complicações do seu quadro clínico.
Relacionado
Link para compartilhar: