O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), unidade especializada da PMTO responsável pelas ações de combate aos delitos ambientais, informou ao DT nesta quarta-feira, 28, que as ações de fiscalização do período de Piracema (defeso), já resultaram na apreensão de 1.855 kg de pescado.
Além disso o Batalhão informou que além da apreensão dos pescados, as ações deste período resultaram na aplicação de multas que juntas correspondem a R$ 55.000,00 reais. “O BPMA já apreendeu 1.855 kg de pescados provenientes da captura em período defeso, bem como aplicou administrativamente R$ 55.000,00 reais em multas, e efetuou duas prisões em flagrante delito referente a transporte e comercialização de pescado durante este período”, foi informado ao DT.
O BPMA realiza ações em todo Estado do Tocantins e atua em conjunto com os demais órgãos de defesa do meio ambiente.
Piracema – Defeso
O ciclo que iniciou no dia 1º de novembro de 2022 e segue até o dia 28 de fevereiro de 2023, conforme Portaria 152/2022 do Naturatins, é o período de reprodução dos peixes. Durante esse período, eles se deslocam até as nascentes dos rios ou até regiões rasas dos rios com ervas para desovar, e por isso fica proibida a pesca.
Relacionado
Link para compartilhar: