Bastidores apontam que Laurez Moreira, vice-governador do Estado, indicará nome para nova super secretaria; confira

Nos bastidores, as mudanças trazidas pelo governo Wanderlei Barbosa tem dado o que falar, uma vez que o que se especula, são as novas secretarias. Uma das mais comentadas é a Secretaria Estadual das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, considerada uma “Super Pasta”. 

No início desta semana, o governador já havia atualizado sobre o número e quais seriam as novas pastas de sua gestão. Wanderlei confirmou a criação de três, sendo elas a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, a Secretaria da Mulher e a Secretaria da Pesca e Aquicultura. Além disso, o governador anunciou outras mudanças, que transformam as pastas , dentre elas a Super Pasta: Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação em Secretaria das Cidades, Habitação. As demais são do Desenvolvimento Urbano; e da Agência de Transportes, Obras (Ageto), em Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto).  

“Estamos querendo dar mais visibilidade às áreas que entendemos que terão um papel estratégico nesta Gestão. Em relação aos povos originários e tradicionais, a nova secretaria visa fortalecer as políticas públicas já desenvolvidas pelo o Estado. O mesmo ocorre com a Secretaria da Mulher, com a Pesca e Aquicultura, e com a nova estrutura das Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano. Com isso, nosso objetivo é fomentar a economia, resolver nosso déficit habitacional e o mais importante que é cuidar das pessoas”, justificou o governador.

Bastidores 

Com essa definição, os bastidores transcendem informações de que a pasta em destaque terá, em breve, indicação de Laurez Moreira (PDT), vice-governador do Estado. Ele e Wanderlei já possuem uma relação próxima. Na campanha eleitoral ambos já afirmavam que na aliança havia respeito e amizade de longa data, o que pode contribuir para um trabalho de parceria dentro do governo.

Ao DT, Laurez confirmou que fará a indicação da “Super Pasta”, mas não revelou o nome. Questionado sobre os cortes em massa, Laurez negou e disse que o governo deverá fazer apenas algumas mudanças pontuais.

Outras pastas 

Além desta indicação, há quem diga que já existem nomes cotados, para as demais pastas. A exemplo da Secretaria Estadual dos Povos Originários e Tradicionais, onde o nome cotado é o da líder Indigena, Narubia Werreria. Tocantinense, ativista ambiental indígena do Brasil e atualmente Presidente do Instituto Indígena do Tocantins.

Já outro nome que circula nos bastidores, designado para Secretaria Estadual da Mulher, é o da deputada estadual Valderez Castelo Branco (política que não conseguiu a reeleição em outubro) e a professora Berenice Barbosa, irmã do governador. Sendo ela, ex-secretária municipal da Educação de Palmas na gestão de Carlos Amastha (PSB).

 

 

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.